São Gonçalo, 25

de Outubro de 2021

Acessibilidade

Acesso Rápido



Início do Site Notícias

Notícias

São Gonçalo participa de assessoramento técnico do Governo do Estado sobre Trabalho Infantil


 Clique na imagem para ver todas as fotos.
Mais de 3 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos estão em situação de trabalho no Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Com o intuito de fortalecer o trabalho das equipes que atuam nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), vinculados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, no que diz respeito às ações estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), São Gonçalo recebeu na última sexta-feira (7), a equipe da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH), que realizou um assessoramento técnico para a equipe técnica de Assistência do município, no auditório da Guarda Municipal, em Venda da Cruz.

“Esse assessoramento tem como objetivo transmitir informações sobre o Peti, que é um atendimento prioritário tanto para a Proteção Social Especial (PSE) quanto para a Proteção Social Básica (PSB), no que diz respeito a execuções, planejamentos e estratégias de demandas. Essa aproximação com o município é uma forma de reforçar essa temática”, explica Graciene Cunha, coordenadora da média complexidade da superintendência da PSE da SEDSODH.

A Região Sudeste é um dos locais onde a prática do trabalho infantil é mais comum. De acordo com a lei, a idade mínima para o ingresso no mercado de trabalho é 16 anos, e a partir dos 14 apenas como jovem aprendiz. Segundo o mapeamento do Serviço Especializado em Abordagem Social para Crianças e Adolescentes (SEACA), 82% das crianças nas ruas de São Gonçalo realizam trabalho infantil. Apenas 1% por conta do uso de drogas, a maioria está nas ruas para complementar a renda em casa ou por falta de oportunidades e incentivos a outras atividades.

“Contar com o apoio do Estado para falar sobre o Peti com a rede de atendimento do SUAS de São Gonçalo é de grande importância para os nossos técnicos que lidam com as mais diversas situações no dia a dia em seus equipamentos. Nós, enquanto governo, temos como prioridade trabalhar na prevenção e no combate do trabalho infantil”, afirma Luciana de Souza Alves, secretária de Desenvolvimento Social.

Para a subsecretária da Proteção Social Básica, Sandra Valéria Britto, a sensibilização da sociedade, além da realização de campanhas de divulgação e a mobilização com a rede será o foco para a proteção de crianças e adolescentes do nosso município.

“Prevenção é proteção! Além do trabalho preventivo será feito também um trabalho de diagnóstico da situação de trabalho infantil, onde será criado um fluxo de atendimento entre os Cras e os Creas para que as crianças e adolescentes identificados com a problemática do Trabalho Infantil sejam inseridos na rede socioassistencial e nas políticas setoriais. Enfim, estamos buscando atuar de forma efetiva para a retirada do público em questão do trabalho precoce e oferecer a essas crianças e jovens os serviços de orientação e acompanhamento”, destaca Sandra.

São Gonçalo, 12/02/2020

Fonte: SMDS

Autor: Luciana Pimentel

Foto: Divulgação

Número de acesso(s) : 837

Seta Mais Notícias
Clique para Imprimir Imprimir Enviar a um amigo Enviar Notícia Voltar Topo

Notícias Relacionadas

Autoridades se reúnem em São Gonçalo para prestar solidariedade à família de João Pedro Mattos;

Prefeitura realiza sanitização contra Coronavírus em abrigos para crianças e adolescentes;

Prefeitura realiza entrega de 500 cestas básicas doadas pelo Conleste;

Redes de proteção à criança e ao adolescente de SG participam de reunião de fluxo virtual ;

SMDS e CMDCA-SG acendem alerta para casos de abuso infantil durante quarentena;

Centro Pop mantém atendimentos para a população de rua durante a quarentena;

Portal da Transparência Inscrição Seminário Nacional do Ines Contatos - Iluminação Pública
Nota Fiscal Eletrônica Ouvidoria Geral - (21)2199-6330 Defesa Civil - 199 Plano Minicipal de Saneamento Básico
Samu

Cidade

Cidadão

Servidor

Governo

Empresa

brasao
Base rodap�
Copyright® 2017 Portal do Município de São Gonçalo
© 2017 Prefeitura de São Gonçalo - Todos os direitos reservados.
| Conteúdo protegido pela Lei 9.610 de 19.02.1998. |
Rua Feliciano Sodré, 100 – Centro – SG. Cep: 24.440-440 Tel: 2199-6300
Horário de atendimento das 9h às 16h30min