de Outubro de 2021

São Gonçalo ganha Clínica Municipal de Fisioterapia

Nesta quinta-feira (13) São Gonçalo ganhou uma nova Clínica Municipal de Fisioterapia. Com capacidade para atendimentos de média e alta complexidade, a unidade, localizada no bairro Nova Cidade, amplia o acesso à população de serviços especializados em fisioterapia e reabilitação.

Iniciando os serviços com oito fisioterapeutas, atendendo de segunda a sexta, a previsão é de que nos próximos dias uma equipe multidisciplinar, formada por psicólogo, nutricionista, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, fisioterapia respiratória e fisioterapia uroginecológica, amplie os serviços da unidade. Além disso, com a chegada dos novos profissionais a proposta é iniciar o tratamento e treinamento funcional para amputados que irão receber prótese.

"Estamos inaugurando uma unidade com profissionais especializados e que sabem que terão uma missão muito importante de cuidar das pessoas. Nosso comprometimento é com a qualidade do serviço. Essa clínica vai ajudar muita gente. Cada profissional foi escolhido a dedo, e eu tenho certeza que essa clínica vai curar muita gente que passar por aqui!", afirmou o prefeito José Luiz Nanci.

A unidade atende casos de média e alta complexidade, como pacientes com patologias, em procedimento de pré ou pós-operatório e deficiências temporárias.

O fluxo de atendimento da Clínica será via regulação. O paciente dará entrada no atendimento da Atenção Básica e através da guia de referência será inserido no sistema da Central de Regulação, diretamente na unidade em que foi atendido.

"Eu e meu filho fazíamos tratamento aqui há muito tempo atrás. Eu cuidava da minha artrose, e senti muita falta quando a clínica fechou. E agora fico feliz por ela estar funcionando novamente, é perto da minha casa e vou poder fazer a minha fisioterapia aqui! É muito importante para mim e sem dúvida para todos que precisam!", disse a aposentada Pedrina José Diniz, de 73 anos, moradora do bairro Trindade.

De acordo com o fisioterapeuta e diretor da Clínica, Pedro D`Avila, a proposta é oferecer um serviço resolutivo, que possa desmistificar a ideia de que o tratamento de fisioterapia não tem alta.

"É fundamental que a população compreenda o fluxo do serviço, pois na Atenção Básica temos as equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, que já realiza o acompanhamento junto aos pacientes com doenças crônicas. A Clínica, como unidade de Atenção Especializada, tem a proposta de um atendimento temporário de reabilitação. Por isso, a multidisciplinaridade é fundamental pra que a gente possa entender o paciente como um todo. Faremos a triagem, pensaremos juntos um protocolo terapêutico e um objetivo terapêutico de atendimento. Nossa proposta é tratar a população com acolhimento profissional para gerar toda condição de reabilitação!", destacou.

Para o secretário de Saúde, Jefferson Antunes, a importância da Clínica está no compromisso e na dedicação de trazer um atendimento de qualidade à população.

"São Gonçalo é muito grande, com uma receita muito baixa. Mas temos visto as coisas acontecerem por termos uma gestão ética do prefeito José Luiz Nanci. Agora estamos tendo base e suporte para avançar na saúde em nossa cidade!", ressaltou.

Rua: Vicente de Lima Cleto, 84, Nova Cidade

São Gonçalo, 13/02/2020