de Dezembro de 2021

Cras Alcântara promove bloquinho de carnaval para seus usuários

O carnaval começou animado para os usuários do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Alcântara. Em clima de folia, a turma da Oficina de Música do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social, vestiu fantasia para curtir o “Bloquinho Pró-Criança”, que aconteceu nesta quinta-feira (20), no Movimento Pró Criança.

A alegria foi o ponto alto da festa. As tradicionais marchinhas de carnaval embalaram as crianças que aproveitaram para curtir o bloquinho, com direito a máscaras coloridas e confetes que deram um tom especial na comemoração que serviu como um aquecimento para a folia.

“A promoção de eventos como esse é de grande importância porque durante a festa aproveitamos para trabalhar as cantigas de carnaval e a nossa cultura. Também aproveitamos para explicar a origem da festa do carnaval e o porquê do uso das fantasias e durante as explicações as crianças acabam se encantando e aprendem realmente o significado dessa tradicional festa do nosso país”, explica Daniele Xavier, facilitadora e orientadora social.

A Oficina de Música do Cras Alcântara acontece às segundas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde. Voltada para crianças de 5 a 11 anos, a atividade tem como objetivo o desenvolvimento motor e cognitivo. Entre os ritmos brasileiros ensinados estão MPB, samba, pagode, funk e rap.

As aulas são realizadas pelo SCFV, que é um serviço da Proteção Social Básica (PSB) do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências, fortalecendo vínculos familiares, incentivando a socialização e a convivência comunitária.

Para a secretária de Desenvolvimento Social, Luciana de Souza Alves, eventos como esses são fundamentais para promover a integração e socialização entre os usuários.

"Essas comemorações são essenciais para a interação e troca de experiências. É um momento para fortalecer os vínculos com as famílias e a comunidade. A alegria dessas crianças é o resultado do trabalho e atendimento realizados com comprometimento por nossa equipe técnica", afirma Luciana.

São Gonçalo, 21/02/2020

Fonte: SMDS