São Gonçalo, 24

de Janeiro de 2022

Acessibilidade

Acesso Rápido



Início do Site Notícias

Notícias

Pronto Socorro de São Gonçalo ganha serviço de endoscopia


 Clique na imagem para ver a foto ampliada.
Pacientes internados no Pronto Socorro de São Gonçalo, localizado no bairro do Zé Garoto, não precisarão mais deixar a unidade para fazer um exame de endoscopia. Há duas semanas, a Insaúde, instituto que administra a única unidade de urgência e emergência que funciona no regime "porta aberta" no município, colocou em funcionamento o serviço, que pode identificar doenças como gastrite, úlcera gástrica ou duodenal ou ainda hérnia de hiato e refluxo. Anteriormente, os pacientes eram levados até o Hospital Luiz Palmier para fazer o procedimento.

"O exame na própria unidade nos garante um diagnóstico mais rápido e consequentemente um tratamento também. O diagnóstico rápido garante ainda menos tempo de internação. O paciente pode ser medicado, estabilizado e continuar o tratamento em casa. Isso faz parte do processo de atendimento humanizado que o Pronto Socorro está realizando junto à população", explicou o diretor médico da unidade, Renato Sueth.

Sueth conta ainda como o exame é realizado. "A endoscopia digestiva alta é um exame no qual um fino tubo, chamado endoscópio, é introduzido através da boca até ao estômago, para permitir observar as paredes de órgãos como o esôfago, o estômago e o início do intestino. Assim, é um exame muito utilizado para tentar identificar uma causa para algum desconforto abdominal que dura há muito tempo, com sintomas como dor, náusea, vômitos, queimação, refluxo ou dificuldade para engolir, por exemplo".

O médico garantiu que, além disso, durante a endoscopia também é possível fazer uma biópsia, na qual um pequeno pedaço do órgão é retirado e enviado para análise em laboratório, auxiliando no diagnóstico de problemas mais graves como infecção por H. pylori ou câncer.

Com fortes dores abdominais, o mecânico Francisco Ribeiro de Menezes, de 45 anos, deu entrada no pronto socorro na última terça-feira. Após ser medicado e estabilizado, passou pelo exame de endoscopia que identificou um úlcera gástrica. "O atendimento foi muito rápido. A dor e a queimação no estomago eram horríveis. Estava desesperado. Só tenho a elogiar o atendimento".

A direção da Insaúde está instalando ainda um aparelho que ultrassom na unidade. O exame também faz parte do processo de humanização que o instituto está implantando no Pronto Socorro Central, localizado no bairro do Zé Garoto.

São Gonçalo, 12/03/2020

Fonte: Ascom

Autor: Alex Alves

Número de acesso(s) : 861

Seta Mais Notícias
Clique para Imprimir Imprimir Enviar a um amigo Enviar Notícia Voltar Topo

Notícias Relacionadas

Boletim Coronavírus - 13/06/2020;

Boletim Coronavírus - 12/06/2020;

Boletim Coronavírus - 11/06/2020;

São Gonçalo autoriza reabertura de atividades comerciais respeitando protocolos ;

Boletim Coronavírus - 10/06/2020;

Hospital Franciscano também fará testagem para Covid-19;

Portal da Transparência Inscrição Seminário Nacional do Ines Contatos - Iluminação Pública
Nota Fiscal Eletrônica Ouvidoria Geral - (21)2199-6330 Defesa Civil - 199 Plano Minicipal de Saneamento Básico
Samu

Cidade

Cidadão

Servidor

Governo

Empresa

brasao
Base rodap�
Copyright® 2017 Portal do Município de São Gonçalo
© 2017 Prefeitura de São Gonçalo - Todos os direitos reservados.
| Conteúdo protegido pela Lei 9.610 de 19.02.1998. |
Rua Feliciano Sodré, 100 – Centro – SG. Cep: 24.440-440 Tel: 2199-6300
Horário de atendimento das 9h às 16h30min