OMS alerta para a automedicação

A organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou hoje a recomendação para que as pessoas não utilizem o ibuprofeno no tratamento do Coronavírus. As informações foram reforçadas depois de um estudo feito pelo governo francês que uma enzina encontrada no medicamento pode piorar as infecções por vírus. A OMS ainda alertou o mundo contra o risco da automedicação e que em casos do sintoma da doença, o mais indicado é fazer uso do paracetamol.

Vale ressaltar que os sintomas do Coronavírus são febre alta, tosse seca, dificuldade para respirar, cansaço, fadiga e diarreia. Os sintomas são similares a de uma gripe comum. Por isso, o paciente só deve se dirigir ao serviço de saúde se estiver com falta de ar.

Também é muito importante o cuidado com a prevenção. Por isso as pessoas devem evitar locais com aglomeração de pessoas, devem lavar as mãos constantemente com água e sabão, fazer uso do álcool em gel ou álcool 70%, manter os ambientes ventilados e não compartilhar objetos de uso pessoal.

Caso haja alguma dúvida, a Prefeitura de São Gonçalo disponibilizou para seus moradores o Corona Fone, serviço feito apenas por mensagem de texto no WhatsApp, através do número 96597-5309, ou seja, não são aceitos áudios e ligações. O link https://www.saogoncalo.rj.gov.br/coronavirus/ também foi criado para informações.

São Gonçalo, 17/03/2020

Autor: Rafael Thomas