São Gonçalo, 21

de Janeiro de 2022

Acessibilidade

Acesso Rápido



Início do Site Notícias

Notícias

Prefeitura toma medidas para conter população em suas residências


 Clique na imagem para ver todas as fotos.
A  Prefeitura de São Gonçalo, após decretar situação de emergência no município em razão da pandemia do Coronavírus (Covid-19), pelo período de 180 dias, está realizando diversas ações restritivas e medidas de prevenção contra a doença. 

O município que conta com 75 casos suspeitos da doença sendo investigados pela equipe de Vigilância Epidemiológica, determinou  a suspensão de eventos de massa, como atividades coletivas culturais, esportiva, comercial, religiosa, social ou política. A realização de cirurgias eletivas, com vistas à priorização dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para enfrentamento da pandemia, também podem ser suspensas a qualquer momento.
 
Na manhã desta terça-feira (17), equipes de Fiscalização de Posturas realizaram uma ação em conjunto com agentes do 7°BPM, percorrendo  os bairros de Alcântara e Centro, orientando os ambulantes a não atuarem nas ruas da cidade. "Nós precisamos evitar aglomerações e desobstruir as ruas, desimpedindo o espaço público para que as pessoas tenham livre tráfego", explica o subsecretário de Posturas, Everson Fernandes. 

Orientação à população

Como medida de informação, além de um site específico para o novo Coronavírus, e postagem em redes sociais, a Prefeitura também disponibilizou um áudio informativo em carros de som, mensagens em rádios comunitárias e nas 25 sirenes da Defesa Civil espalhadas pela cidade. A mensagem que orienta a população a não irem para as ruas, cancelarem atividades esportivas, como futebol, e a não realizarem festas, pede para que os idosos também não saiam de casa.  

Educação

O recesso escolar na Rede Municipal de Ensino foi adiantado para o período entre 16 e 27 de março, podendo o ato ser prorrogado conforme orientação da Secretaria Estadual de Saúde. 
A suspensão das aulas engloba 110 unidades municipais e 33 instituições conveniadas. As unidades de ensino exercerão atividades administrativas neste período de recesso escolar, com funcionamento por meio de escala.

Canal direto com a população

Como forma de desmentir possíveis “Fake News” e informar a população por meio de uma fonte segura, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de São Gonçalo criou um canal direto de esclarecimentos e informações através do número telefônico: (21) 96597-5309 (apenas WhatsApp). O atendimento é realizado das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira. É importante destacar que só serão aceitas mensagens escritas, não podendo ser enviado áudio ou realizar ligações.

Foi lançado também nesta terça-feira(17), um site ( http://www.pmsg.rj.gov.br/coronavirus/)   para que a população fique por dentro das medidas adotadas pela Prefeitura na contenção da doença.  Além disso, colocou mensagens em 10 rádios comunitárias e solicitou a Defesa Civil Estadual, a utilização das 2 sirenes de emergência instaladas na cidade para a divulgação de mensagens aos moradores. A Prefeitura realiza ainda, disparo de mensagens SMS  e através de TV a cabo. 

O plano de contingência criado pela Secretaria Municipal de Saúde está publicado no site oficial da Prefeitura e pode ser acessado através do link https://is.gd/eww81o. 



São Gonçalo, 17/03/2020

Fonte: Ascom

Autor: Marcelle Corrêa

Foto: Jonas Guimarâes

Número de acesso(s) : 4430

Seta Mais Notícias
Clique para Imprimir Imprimir Enviar a um amigo Enviar Notícia Voltar Topo

Notícias Relacionadas

Boletim Coronavírus - 13/06/2020;

Boletim Coronavírus - 12/06/2020;

Boletim Coronavírus - 11/06/2020;

São Gonçalo autoriza reabertura de atividades comerciais respeitando protocolos ;

Boletim Coronavírus - 10/06/2020;

Hospital Franciscano também fará testagem para Covid-19;

Portal da Transparência Inscrição Seminário Nacional do Ines Contatos - Iluminação Pública
Nota Fiscal Eletrônica Ouvidoria Geral - (21)2199-6330 Defesa Civil - 199 Plano Minicipal de Saneamento Básico
Samu

Cidade

Cidadão

Servidor

Governo

Empresa

brasao
Base rodap�
Copyright® 2017 Portal do Município de São Gonçalo
© 2017 Prefeitura de São Gonçalo - Todos os direitos reservados.
| Conteúdo protegido pela Lei 9.610 de 19.02.1998. |
Rua Feliciano Sodré, 100 – Centro – SG. Cep: 24.440-440 Tel: 2199-6300
Horário de atendimento das 9h às 16h30min