de Outubro de 2021

São Gonçalo inaugura Centro de Triagem ao Coronavírus

O 1° Centro de Triagem ao Coronavírus de São Gonçalo, que realiza pronto-atendimento diariamente, de 8h às 18h, já está em funcionamento no bairro Zé Garoto. A unidade atende casos gripais leves e suspeitas de Coronavírus.

Ao chegar na unidade, o paciente é acolhido por um técnico de enfermagem logo na entrada, que higieniza as mãos da pessoa com álcool 70%. Em seguida ela é orientada a colocar a máscara e seguir para abertura de boletim, na recepção. Logo após é realizada a classificação de risco e encaminhamento para o consultório médico.

O serviço é voltado para pessoas que desenvolverem os sintomas similares aos provocados pelo novo Coronavírus, como febre, tosse, coriza e dificuldade de respirar. A iniciativa, além de evitar que pessoas com poucos sintomas fiquem dentro dos hospitais, é uma antecipação a um provável aumento da demanda por diagnóstico. Além de equipes médicas e de enfermagem capacitadas, o Centro de Triagem conta com recepção, consultórios médicos, sala de espera, sala de estabilização e de administração de medicamentos.

Segundo o prefeito José Luiz Nanci, é aconselhado que a população só vá aos hospitais em caso de agravamento dos sintomas. Entre eles, a dificuldade de respirar, prostração e sinais de desidratação.

“Neste local será feita a triagem, consultas e os encaminhamentos necessários de cada caso, podendo ser isolamento domiciliar ou internação hospitalar. Recomendamos à população a procurar unidades hospitalares somente em situação de extrema necessidade para evitar a aglomeração”, explica o prefeito.

Em breve, São Gonçalo ganhará outra nova clínica com atendimento especializado, localizada em Vista Alegre. As medidas representam o esforço realizado para enfrentar a situação de emergência em virtude do Covid-19. Desde o início do ano, a Secretaria de Saúde tem se preparado para a situação, com base nos acontecimentos em outras partes do mundo. As ações estão sendo definidas a partir do plano de contingência criado para lidar com o novo Coronavírus.

Toda a população deve colaborar com as autoridades sanitárias na comunicação imediata de possíveis contatos com agentes infecciosos do Coronavírus, circulação em áreas consideradas como regiões de contaminação e manifestação de sintomas característicos (febre, tosse e dificuldade de respirar).

Além das novas unidades, o Pronto Socorro Central e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Nova Cidade atuam com um consultório médico exclusivo para atender pacientes com síndrome gripal e suspeita de coronavírus e possuem leitos de isolamento.

Confira o endereço do Centro de Triagem ao Coronavírus

Rua Vereador Clemente Souza e Silva, nº 440, Zé Garoto