de Outubro de 2021

Centro Pop mantém atendimentos para a população de rua durante a quarentena

Política pública municipal que funciona como um espaço de serviços socioassistenciais durante o dia, o Centro de Referência Especializado no atendimento à população em situação de rua (Centro Pop) segue em pleno funcionamento, apesar da quarentena devido à pandemia do Coronavírus (Covid-19). O equipamento garante atendimento, alimentação e ações de higiene para esse público.

Localizado no Mutondo, o Centro Pop, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Infância e Adolescência (SMDSIA), está funcionando de segunda a sexta-feira, das 11h às 16h, com cuidados redobrados para conter a disseminação do novo coronavírus. Além de disponibilizar banheiros com chuveiros e uma lavanderia, o equipamento oferece almoço, acompanhamentos com psicólogos e assistentes sociais e, ainda, solicitações de pedidos de documentos de identificação para ser inserido no Cadastro Único (CadÚnico), que é a porta de entrada para benefícios do Governo Federal.

“Estamos limitando a entrada de pessoas para evitar aglomerações, mas todos estão sendo atendidos. O almoço está sendo entregue em quentinhas para os nossos usuários, mas a refeição não está sendo feita no local, respeitando a orientação de distanciamento social. Além disso, estamos distribuindo sabonetes para garantir uma higienização mais segura”, explica Tatiane Cavalcanti, coordenadora do centro.

Em São Gonçalo, atualmente, são 555 usuários referenciados no serviço de atendimento especializado para população em situação de rua. Grande parte dessas pessoas são migrantes de diferentes cidades, dentre elas Itaboraí, Tanguá, Niterói e Rio de Janeiro, além de uma grande predominância também de pessoas de diferentes cidades do Nordeste do Brasil. As equipes técnicas do Centro Pop e do Consultório na Rua, da Secretaria de Saúde, realizam abordagens durante a semana em diferentes bairros de São Gonçalo, buscando garantir a essa população o acesso à rede de serviços socioassistenciais e às demais políticas públicas.

"Estamos em um momento muito peculiar e nós, enquanto governo, temos o compromisso de honrar nosso compromisso na garantia de direito e proteção dessa parcela da população", afirma Luciana de Souza Alves, secretária da SMDSIA.

O Centro Pop fica localizado na Rua Maria Cândido, 92, Mutondo.

São Gonçalo, 07/04/2020

Fonte: SMDS