de Outubro de 2021

São Gonçalo continua realizando sanitização das ruas

Preocupada com a disseminação do Coronavírus, a Prefeitura de São Gonçalo tem realizado desde o dia 30 de março a desinfecção das ruas da cidade. Durante toda esta semana as motos estão percorrendo as ruas de diferentes bairros para proteger a população. A tecnologia e o produto utilizado é a mesma dos chineses, o quaternário de amônia de 5ª geração diluído em glicerina vegetal.

Na última segunda-feira (6), agentes de Controle de Endemias do próprio município estiveram pela manhã, na Venda da Cruz e no Boa Vista, e na parte da tarde, foram visitados os bairros Porto Novo e Porto Velho. Na terça-feira (7), logo cedo, as motos percorreram o Colubandê e a Rua Cândido Reis no Coelho. À tarde, as motos realizaram pulverização nos bairros Boaçú e Mutuá.

Nesta quarta-feira (8), durante a manhã, os profissionais desinfetaram as ruas do Centro e Zé Garoto, também foi possível ver as ruas dos bairros do Rocha e Santa Catarina recebendo o produto na parte da tarde. Na próxima quinta-feira (9), a equipe passará pela manhã, higienizando as ruas dos bairros de Rio do Ouro e Tribobó, já à tarde, os agentes percorrerão os bairros da Amendoeira e Porto da Madama.

“A sanitização das ruas é extremamente importante para conter a doença no município e a proposta é que ele seja utilizado em área urbana. No Centro e em Alcântara daremos atenção especial aos locais com grande concentração de pessoas. O quaternário tem a função desinfetante contra fungos, bactérias e vírus. A aplicação deste produto visa romper a cápsula do vírus e eliminar estes seres do ambiente”, explica o prefeito José Luiz Nanci.

De acordo com Adaly Fortunato, diretor da Vigilância Ambiental, as motos são monitoradas por GPS e acompanhadas em tempo real direto da base do órgão. A tecnologia permite que seja acompanhada a que velocidade a moto está circulando, o exato momento em que o produto começa a se liberado e a quantidade que é aplicada durante a operação.

“As motos têm duas velocidades. O deslocamento da base até o local da ação a velocidade máxima é de 60 quilômetros. Quando o produto começa a ser liberado, a velocidade é de 10 a 15 quilômetros para que todos os locais possam ser atendidos. Outra vantagem é que a cada 5 segundos nós acompanhamos as informações e podemos ver a eficácia da ação”, relata Adaly Fortunato.

A realização desta ação nas ruas da cidade é coordenada pela Secretaria de Saúde, através do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e é apenas uma das medidas tomadas para conter o avanço da Covid-19. É de extrema importância que a população também faça a sua parte através do isolamento social e tome os devidos cuidados de higiene para auxiliar no combate a doença.

São Gonçalo, 08/04/2020

Autor: Rafael Thomas