Fórum discute o impacto da Covid-19 nas pessoas com sofrimento psíquico

Com o propósito de traçar e discutir caminhos para a atenção integral e o fortalecimento da saúde mental, a Secretaria de Saúde, por intermédio do Programa Municipal de Saúde Mental, álcool e outras drogas, realiza na quinta-feira (28) o XIX Fórum Intersetorial para Ações em Saúde Mental/Álcool e outras drogas. Este ano, o fórum será totalmente online e tem como tema central da discussão “O impacto da Covid-19 nas pessoas com sofrimento psíquico e estratégias de enfrentamento”.

No cenário atual de pandemia do novo Coronavírus, é necessária a discussão acerca de pessoas com sofrimento mental e análise das estratégias que estão sendo tomadas para enfrentar, não somente a Covid-19, mas também acolher essas que necessitam de um atendimento especial.

Para a articuladora intersetorial Kássia Rapella, o Fórum traz temas atuais e neste ano, como se vive a situação de isolamento social rígido na forma física, as equipes estão se reinventando no seu trabalho para não desamparar os pacientes.

“O tema para abrir o ano de 2020 seria uma reapresentação da rede de atenção psicossocial. Como estamos em situação de pandemia mundial, o tema foi alterado internamente, pela necessidade das nossas equipes de discutir sobre formas de qualificar o atendimento em meio à pandemia. O mês de maio é muito simbólico, pois marca a luta antimanicomial. O contato com os pacientes está sendo através de ligações, por vídeo conferência, ajuda dos familiares e outros recursos territoriais. E para casos novos ou situações pontuais onde há necessidade de contato pessoalmente, temos nos empenhado em oferecer informação segura reduzindo o pânico em torno da Covid-19”, explica.

A assistência é feita de forma contínua e tem recebido um retorno positivo dos pacientes. Vale lembrar que o acompanhamento telefônico já fazia parte do processo de tratamento, mas era pontual. No momento, é a ponte de conexão para o tratamento não parar.

Nesta edição, a plataforma Zoom será utilizada. Os interessados podem baixar o aplicativo e acessar o link, https://us04web.zoom.us/j/72278325925?pwd=V2FtTGNESGROMzFYRHBLci93UVpZdz09 ou entrar pelo computador e inserir o ID da reunião e a senha, disponibilizadas abaixo, no site zoom reuniões. O XIX Fórum Intersetorial será realizado no dia 28 de maio, às 14h.

ID da reunião: 722 7832 5925
Senha: 8qtENX