São Gonçalo, 21

de Janeiro de 2022

Acessibilidade

Acesso Rápido



Início do Site Notícias

Notícias

Dia Mundial sem Tabaco é comemorado através de live


 Clique na imagem para ver a foto ampliada.
No dia 31 maio é comemorado o Dia Mundial sem Tabaco e para conscientizar e alertar sobre as doenças e mortes evitáveis, o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) promove uma live em comemoração, no dia 29. O tema principal será “A pandemia do tabagismo e a pandemia do Coronavírus: Um alerta à população sobre os malefícios do consumo do tabaco à saúde de fumantes e não fumantes”.

Após promover lives em comemoração à Semana da Enfermagem, o NEPS está realizando uma nova programação de transmissões ao vivo com assuntos pertinentes ao município. O trabalho da Vigilância Epidemiológica já foi evidenciado, e na sexta-feira (29), o assunto central é o tabagismo. No mundo todo, o tabagismo mata cerca de 8 milhões de pessoas ao ano. No Brasil, os dados também são alarmantes. Cerca de 438 pessoas morrem ao dia em decorrência do tabaco. Estas mortes também incluem os fumantes passivos – pessoas que convivem diariamente com fumantes ativos.

Para a convidada da live e coordenadora do Programa de Tabagismo em São Gonçalo, Juliana Galdino, o tabagismo tem papel de destaque no agravamento da Covid-19, já que o fumante faz o direto contato dos dedos com os lábios, quando não, compartilham cigarros elétricos ou narguilés.

“A população brasileira que faz uso do tabaco corre o risco de desenvolver a forma mais grave da Covid-19, pois a saúde pulmonar desta pessoa já está debilitada. Além disso, a nicotina pode inibir a ação de medicamentos, como antibióticos. Uma informação que traz esperança é que com a chegada da quarentena, as pessoas continuam procurando os postos de saúde para se livrarem do cigarro. Isto é um estímulo para comemorar o Dia Mundial sem Tabaco, pois este é o momento de conscientizar sobre os malefícios dos vícios", ressalta.

Os grupos de tabagismo estão suspensos em consequência da pandemia do novo Coronavírus. Entretanto, o acompanhamento pode ser feito nas 125 unidades cadastradas da atenção básica mais os cinco polos sanitários localizados no Zé Garoto, Alcântara, Porto do Rosa, Jardim Catarina e Rio do Ouro. Os grupos de tabagismo contam com 14 médicos, além do constante apoio do Núcleo Ampliado de Saúde a Família e Atenção Básica (NASF/AB), que no último mês capacitou o atendimento de cerca de 150 pessoas, na farmácia central e nas Unidades básicas de saúde.

Serviço

A transmissão ao vivo será no dia 29 de maio às 14h e tem como moderadora a enfermeira e apoiadora do NESP de SG, Fernanda Azeredo. Para assistir, basta seguir o perfil no Instagram, @neps_sg.

São Gonçalo, 26/05/2020

Fonte: Ascom

Autor: Ana Carolina Gouveia

Número de acesso(s) : 474

Seta Mais Notícias
Clique para Imprimir Imprimir Enviar a um amigo Enviar Notícia Voltar Topo

Notícias Relacionadas

Boletim Coronavírus - 13/06/2020;

Boletim Coronavírus - 12/06/2020;

Boletim Coronavírus - 11/06/2020;

São Gonçalo autoriza reabertura de atividades comerciais respeitando protocolos ;

Boletim Coronavírus - 10/06/2020;

Hospital Franciscano também fará testagem para Covid-19;

Portal da Transparência Inscrição Seminário Nacional do Ines Contatos - Iluminação Pública
Nota Fiscal Eletrônica Ouvidoria Geral - (21)2199-6330 Defesa Civil - 199 Plano Minicipal de Saneamento Básico
Samu

Cidade

Cidadão

Servidor

Governo

Empresa

brasao
Base rodap�
Copyright® 2017 Portal do Município de São Gonçalo
© 2017 Prefeitura de São Gonçalo - Todos os direitos reservados.
| Conteúdo protegido pela Lei 9.610 de 19.02.1998. |
Rua Feliciano Sodré, 100 – Centro – SG. Cep: 24.440-440 Tel: 2199-6300
Horário de atendimento das 9h às 16h30min