Secretaria de Meio Ambiente recebe denúncias de ilícitos ambientais

A Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, está disponibilizando canal direto com a população para receber denúncias de possíveis ilícitos ambientais. O órgão que visa coibir tal prática, atende de domingo a domingo, das 9h às 19h, através do telefone (21) 2199-6511 ou pelo e-mail meioambiente@pmsg.rj.gov.br.

A população pode denunciar corte de árvores, poluição sonora, descarte irregular de resíduos hospitalares, comércio e criação irregular de animais silvestres, dentre outros. As reclamações recebidas serão investigadas pelos profissionais da área, que irão até o local indicado apurar e autuar os responsáveis, caso seja necessário.

“O apoio da população é de suma importância para que possamos minimizar tais práticas. Todos nós somos responsáveis pela manutenção da qualidade ambiental e proteção dos animais. Estes canais tem como foco aproximar a população do poder público para juntos coibirmos tais ações”, explica o secretário de Meio Ambiente, Thiago Pereira.

Ao realizar a denúncia, que pode ser anônima, é disponibilizado um protocolo com um número para acompanhamento. A seguir é aberto um processo administrativo para investigar a situação. Caso o ato denunciado esteja ocorrendo no momento em que a Secretaria é acionada, profissionais poderão se dirigir imediatamente ao local, para apuração dos fatos.

Para ter um retorno sobre a queixa, o usuário pode deixar um contato por telefone ou e-mail, que a Secretaria de Meio Ambiente dará uma resposta com um parecer sobre o caso. Mas se preferir, a pessoa também poderá retornar o contato com o número do protocolo fornecido no ato da denúncia.

São Gonçalo, 27/05/2020

Autor: Rafael Thomas