SG é primeiro município do Brasil a realizar testagem em massa em Agentes Comunitários

Elo entre a população e unidades básicas de saúde, os 1.100 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município de São Gonçalo estão recebendo testagem rápida para o Coronavírus em massa a partir desta quinta-feira (28). A intenção é diagnosticar possíveis casos positivos nos profissionais em um dos grupos mais expostos à transmissão do Coronavírus (Covid-19), já que realizam trabalho de porta em porta.

"A saúde de São Gonçalo dá mais um passo a frente no combate ao Coronavírus na cidade. A atuação dos profissionais da saúde e segurança, na linha de frente, são de extrema importância e por isso é tão necessário que a gente realize esses exames. Os guardas municipais também estão sendo testados", assegura o prefeito José Luiz Nanci.

O tipo avaliação anunciada será a sorológica. Conhecida como "teste rápido", ela detecta se o paciente adquiriu anticorpos para o vírus e é feito com uma picada no dedo para coleta de sangue. Esse tipo de teste serve como um auxílio no diagnóstico da Covid-19 e como parâmetro de medição da disseminação da doença em amostras da população. Em profissionais da saúde, é importante para avaliar o afastamento do trabalho, por exemplo.

"Esses profissionais estão atuando na assistência direta aos usuários. Somente neste primeiro dia, seis profissionais testaram positivo para a doença. Os testes nos darão um panorama muito importante destes profissionais no ponto de vista imunológico", avalia a subsecretária de Atenção Básica, Maria Auxiliadora Rodrigues.

Segundo o presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde do Estado do Rio, Francisco Vilela, a atenção aos profissionais da linha de frente é essencial.

"Desta forma se consegue fazer um rastreamento dos profissionais infectados, para que façam o tratamento, sejam curados e voltem a trabalhar, dando assistência às unidades de saúde", explica.

São Gonçalo, 28/05/2020

Autor: Marcelle Correa