Unidades de Saúde recebem sanitização para conter avanço do Coronavírus

Pensando na saúde e proteção dos gonçalenses, a equipe da Vigilância em Saúde Ambiental realizou, nesta sexta-feira (29), a sanitização do Hospital Franciscano em Lagoinha, dos Polos Sanitários de Rio do Ouro e Jorge Teixeira de Lima, em Jardim Catarina, além da Secretaria Municipal de Saúde. A ação contou com agentes de Controle de Endemias utilizando o costal com quaternário de amônia de 5ª geração diluído em glicerina vegetal. A ação visa conter a propagação do novo Coronavírus.

Ao longo desta semana, a equipe também sanitizou outras Unidades de Saúde como o Posto de Atendimento Médico (PAM) Neves, as Unidades de Saúde da Família (USF) Flávio Henrique Brito no bairro Jóquei, Ana Nery no Gradim e a USF Zé Garoto. Também foram atendidos os Polos Sanitários Hélio Cruz, em Alcântara, Paulo Marcos Rangel, no Porto do Rosa, e Washington Luiz, no bairro Zé Garoto.

“A sanitização é extremamente importante para conter a doença no município. O quaternário tem a função desinfetante contra fungos, bactérias e vírus. A aplicação deste produto visa romper a cápsula do vírus e eliminar estes seres do ambiente”, explica o prefeito José Luiz Nanci.

Segundo o supervisor do Departamento de Vigilância Ambiental, Renato Rangel, o produto utilizado na sanitização elimina 100% do vírus, deixando o local seguro, já que ali é uma área de passagem.

Para garantir a segurança dos funcionários que trabalham na linha de frente, os profissionais foram capacitados e estavam protegidos com todos os equipamentos de proteção individual (EPIs). Antes de serem adaptados para o uso contra o Coronavírus, os equipamentos passaram por um processo de tríplice lavagem, seguindo a norma técnica NBR 13968 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

São Gonçalo, 29/05/2020

Autor: Rafael Thomas