São Gonçalo, 21

de Janeiro de 2022

Acessibilidade

Acesso Rápido



Início do Site Notícias

Notícias

Centro de Referência e Testagem Gonçalense completa dois meses


 Clique na imagem para ver a foto ampliada.
Inaugurado há dois meses, o novo Centro de Referência e Testagem Gonçalense para pacientes portadores de doenças crônicas transmissíveis, na Parada 40, realiza acolhimento de 2500 pacientes soropositivos em tratamento utilizando o coquetel antirretroviral. A unidade é responsável por realizar testagem rápida para sífilis, HIV e hepatites virais.

Em média, semanalmente, São Gonçalo realiza mais de 300 atendimentos de testagem rápida, acolhendo moradores do município e regiões vizinhas como Maricá, Itaboraí e Niterói. São Gonçalo é uma das únicas cidades do Estado que realiza o atendimento em demanda espontânea, sem restrição aos demais municípios, e seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, cada caso positivo é notificado. De acordo com levantamento do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), a maior incidência de casos de HIV é de jovens entre 15 e 29 anos, com uma média de 13 a 17 casos por semana.

Em 2019, a Secretaria de Saúde de São Gonçalo, através do programa Municipal de Ist/Aids, aumentou o número do Serviço de Atendimento Especializado (SAE). Hoje, São Gonçalo possui três pontos do programa com testagem rápida e tratamento para o HIV (Centro de Referência, Polo Sanitário Hélio Cruz e Clínica Municipal Dr. Zerbini), com infectologistas e enfermeiros, além de também aumentar o número de Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA).

Em outubro do último ano, São Gonçalo foi o primeiro município do Estado do Rio de Janeiro a receber o equipamento de carga viral rápida para HIV e hepatite C. Encaminhado pelo Ministério da Saúde, o aparelho possui uma técnica de alta sensibilidade que detecta e quantifica a carga viral, ou seja, o material genético do vírus, e baseado nesse resultado é que o médico infectologista avaliará se o paciente está respondendo ao tratamento. Com a nova aquisição, os resultados que antes levavam 15 ou 20 dias, serão obtidos no mesmo dia do exame.

"Acreditar que a Atenção Primária à Saúde é o princípio de toda organização da Rede de Assistência do município, nos promoveu o entendimento que deveríamos agregar todos os conhecimentos e parcerias para produzirmos uma saúde de qualidade à nossa população. Toda essa preocupação foi observada pelo Ministério da Saúde e o Estado do Rio de Janeiro, que sensíveis a todo nosso trabalho e o volume de munícipes que seriam beneficiados com o equipamento, nos fez ser o primeiro município do Estado do Rio de Janeiro a receber o equipamento de carga viral rápida. Agradeço ao prefeito José Luiz Nanci, a chefe de Gabinete Eliane Gabriel, Ministério da Saúde e ao Estado por investirem conosco na saúde de nossa população e no treinamento de nossas equipes, entendendo que o desfecho será sempre uma qualidade de vida sustentável para a sociedade", disse a subsecretária de Atenção Básica, Maria Auxiliadora.

O Centro de Referência e Testagem Gonçalense tem como sede a Rua Dr. Francisco Portela (n° 2421), no bairro Parada 40, em São Gonçalo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

São Gonçalo, 29/05/2020

Fonte: Ascom

Autor: Marcelle Correa

Número de acesso(s) : 662

Seta Mais Notícias
Clique para Imprimir Imprimir Enviar a um amigo Enviar Notícia Voltar Topo

Notícias Relacionadas

Boletim Coronavírus - 13/06/2020;

Boletim Coronavírus - 12/06/2020;

Boletim Coronavírus - 11/06/2020;

São Gonçalo autoriza reabertura de atividades comerciais respeitando protocolos ;

Boletim Coronavírus - 10/06/2020;

Hospital Franciscano também fará testagem para Covid-19;

Portal da Transparência Inscrição Seminário Nacional do Ines Contatos - Iluminação Pública
Nota Fiscal Eletrônica Ouvidoria Geral - (21)2199-6330 Defesa Civil - 199 Plano Minicipal de Saneamento Básico
Samu

Cidade

Cidadão

Servidor

Governo

Empresa

brasao
Base rodap�
Copyright® 2017 Portal do Município de São Gonçalo
© 2017 Prefeitura de São Gonçalo - Todos os direitos reservados.
| Conteúdo protegido pela Lei 9.610 de 19.02.1998. |
Rua Feliciano Sodré, 100 – Centro – SG. Cep: 24.440-440 Tel: 2199-6300
Horário de atendimento das 9h às 16h30min