Programa Municipal de Saúde Mental faz atualização de endereço

Buscando melhorar o atendimento prestado à população, o Programa Municipal de Saúde Mental atualizou o endereço de três unidades. Os leitos de enfermaria da Saúde Mental que estavam localizados no Hospital Luiz Palmier, referência no combate ao Coronavírus, também mudaram de local, em função da pandemia.

Uma das mudanças foi no serviço prestado pelo Ambulatório Municipal em Saúde Mental Nise da Silveira, que passou para a Clínica Municipal Gonçalense no Barro Vermelho, na Rua Heitor Leví – 34. A alteração já estava planejada para fins de processo de habilitação e também adequação do atendimento para a população. O serviço prestado pela Equipe Multiprofissional de Saúde Mental já estava vinculado à Clínica do Barro Vermelho desde abril.

Segundo a coordenadora do Programa de Saúde Mental/Álcool e outras drogas de São Gonçalo, Aparecida Lobosco, a mudança já estava prevista e segue orientações do Ministério da Saúde.

“No momento, o serviço prestado pode ser chamado de Equipe Ambulatorial de Saúde Mental da Clínica do Barro Vermelho, que funciona não somente dentro das especialidades da clínica, mas segue a orientação da Portaria do Ministério da Saúde, que indica a formação das equipes multiprofissionais de saúde. Agora, o serviço concedido à população está em sincronia à equipe multiprofissional de saúde mental do Posto de Assistência Médica do Coelho”, explica.

Vale lembrar que a Clínica Municipal Gonçalense no Barro Vermelho possui duas equipes multiprofissionais. Uma que atende adultos e outra equipe específica para o atendimento de crianças e adolescentes.

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) que se situava no Gradim, hoje fornece atendimento na Rua Cel. Serrado, 1543 – Zé Garoto, no antigo imóvel do Ambulatório Municipal em Saúde Mental Nise da Silveira. E o CAPS II Porto da Madama atualizou seu endereço para a Rua General Antônio Rodrigues, 250 – Centro São Gonçalo.

Em decorrência da pandemia do novo Coronavírus, os leitos de enfermaria da Saúde Mental que estavam no Hospital Luiz Palmier trocaram de endereço e estão na Rua Ismael Branco, 196 – Zé Garoto. Hoje, o Hospital Luiz Palmier é Centro de Referência no combate a Covid-19 no município possuindo mais de 100 leitos e segue abrindo novos leitos conforme a demanda encaminhada pelo Núcleo de Regulação dos hospitais de urgência e emergência.

SERVIÇO:

O atendimento prestado pelas equipes multiprofissionais segue acontecendo. Dentre eles, o primeiro atendimento do paciente, a entrega de receitas e a consulta psicológica estão sendo de forma remota ou do formato que o paciente consiga acessar. Os grupos de apoio estão suspensos devido ao cenário de pandemia da Covid-19.

São Gonçalo, 01/06/2020

Autor: Ana Carolina Gouveia