de Novembro de 2022

APA do Engenho Pequeno recebe oito placas indicativas de acesso

Mais uma etapa do projeto de revitalização da Área de Preservação Ambiental (APA) do Engenho Pequeno foi cumprida. Na última semana, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente promoveu a colocação de placas indicativas no município, sinalizando como chegar na área considerada um dos pontos turísticos da cidade. Ao todo, oito placas foram colocadas nos bairros Engenho Pequeno e Santa Catarina, visando auxiliar a chegada dos visitantes com mais segurança.

“As placas foram colocadas em locais estratégicos por serem os principais acessos aqui da APA. O objetivo é divulgar nosso espaço e identificar o trajeto, tornando-o um meio facilitador da população conhecer o local. Eu sempre vi a necessidade de placas indicativas, até porque os próprios visitantes cobravam as placas por ficarem perdidos no caminho. Como já estava no projeto de revitalização, a secretaria de meio ambiente apenas cumpriu as medidas compensatórias e é uma grande conquista para nós, pois é uma valorização do nosso trabalho e incentivo à preservação do meio ambiente”, declara Luciane Marinho, gestora da APA.

Diariamente a APA do Engenho Pequeno recebe pessoas para visitar, fazer piqueniques, caminhadas, trilhas, ciclismo, dentre outras atividades. Devido a isso, passou por um processo de revitalização no ano passado. O local ganhou novo sistema de energia solar e uma reforma da sede, com instalação de vias pavimentadas, calçadas e jardins, brinquedos, construção de um auditório e um novo viveiro, instalação de playground e aparelhos de ginástica, bicicletário, pórtico, estacionamento. A APA, também, recebeu recentemente 6300 novas mudas. Segundo o plano de manejo do local, a unidade tem o registro de 20 bacias hidrográficas, 168 espécies da flora, como as já ameaçadas: jequitibá, pau-brasil e ipê, além de 127 animais vertebrados, entre mamíferos, aves, répteis e anfíbios. Além de contar com 18 placas solares, gerando economia mensal de cerca de 60% na conta de energia elétrica do órgão público, que é o primeiro do município a aderir esta prática.

A APA do Engenho Pequeno está localizada na Rua Acácio Raposo, no Engenho Pequeno. Seu horário de funcionamento é de 7h às 16h, diariamente. As visitas nos finais de semana acontecem somente com agendamento prévio.

São Gonçalo, 05/08/2019

Autor: Raquel Muniz