de Setembro de 2022

Hospital Luiz Palmier realiza Feira de Nutrição

"Ser nutricionista é compreender que a nutrição é uma das condições mais importantes na promoção de saúde e bem estar!", afirmou Rafaella Hoffmann, nutricionista e uma das organizadoras da Feira de Nutrição que aconteceu nesta sexta-feira (30) no Hospital Luiz Palmier, no Zé Garoto. Dia 31 é comemorado o Dia do Nutricionista, e como forma de aproximar a população do debate sobre alimentação saudável e homenagear os profissionais, a Feira reuniu estudantes, profissionais da área e o público da região.

"Poder realizar um dia de portas abertas para a população ouvir e aprender mais sobre hábitos saudáveis é muito gratificante. Fazer serviço público de qualidade é estar perto das pessoas!", afirmou o prefeito José Luiz Nanci.

A equipe de nutrição do hospital é composta por seis profissionais que atuam na elaboração do cardápio dos pacientes adultos e no lactário, responsável pela produção de mamadeiras para os recém-nascidos. Por dia são produzidas cerca de 6 mil mamadeiras para complementar a alimentação dos bebês.

"A nutrição hoje é a base de todo sistema da saúde. Tudo está relacionado a ela. A associação dos alimentos para uma dieta saudável, para a prevenção e tratamento de doenças hoje é uma realidade!, afirmou Eraldo Azevedo, diretor geral do Complexo Hospitalar.

A atividade contou com aulão de zumba, avaliação e orientação nutricional, alimentos funcionais, sucos e chás detox; aprendendo sobre as frutas; informações sobre a quantidade de sal e açúcar dos alimentos e workshop de culinária alternativa.

O encontro também reuniu alunos do curso de Nutrição da Universidade Salgado de Oliveira (Universo) que realizam estágio de nutrição social na unidade.

"Essa parceria é fundamental, tanto para a formação dos nossos alunos quanto para a ampliação do debate sobre alimentação e o acesso a um serviço de qualidade, pensando desde a formação desses profissionais. Comer bem não significa comer caro, então tendo esse olhar mais próximo da realidade do nosso público podemos proporcionar dentro das demandas e das necessidades dele!", disse Dayse Mary Amaral, supervisora de estágio de nutrição social da Universo do bairro Trindade.

"A nutrição em saúde pública me inspira por defender que todos tenham direito a uma boa nutrição e uma boa relação com a alimentação. Ser nutricionista em saúde é estar integrado a uma rede repleta de outros profissionais de outros setores, da relação com a comunidade e com toda a sociedade!", afirmou a nutricionista Rafaella Hoffmann.

São Gonçalo, 30/08/2019

Autor: Thayná Alves