de Setembro de 2022

Desenvolvimento Urbano realiza trabalho constante de limpeza de rios no município

Com o objetivo de manter a conservação dos bairros e evitar alagamentos em dias chuvosos, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, através do Departamento de Recursos Hídricos, vem realizando um trabalho periódico de limpeza em diversos rios e canais do município. Ao todo, cerca de 14 trechos no município foram contemplados de janeiro até agosto de 2019.

“O trabalho de limpeza acontece periodicamente, porém é intensificado em época de chuvas. Portanto, nossas equipes estão fazendo capina e retirada da vegetação acumulada às margens dos córregos, melhorando o escoamento e fluxo das águas, já que a dragagem não é de nossa competência. Estamos fazendo um aumento destas ações em toda a cidade para melhorar o cotidiano da população”, explica Leandro Motta, subsecretário de Desenvolvimento Urbano.

O grande destaque desse mutirão de ações foi o trecho com a extensão de 2km do Rio Mutondo, percorrendo os bairros de Trindade e Luiz Caçador, desde a Avenida Presidente Kennedy até a Rua Cuiabá. A outra parte que, também, complementa esta ação está em andamento, no canal que começa em Nova Cidade.

Entretanto, diversos outros canais foram atendidos, como: os que abrangem a região de Neves e Covanca; bairro de Santa Catarina e parte do Barro Vermelho; o que está localizado no bairro Porto Velho; o canal do Marimbondo, localizado no bairro Paraíso; parte de um rio que percorre o Camarão e o Porto da Pedra; um trecho do Rio Madeira que faz parte do Rio Imboaçú, localizado no Engenho Pequeno; um trecho do canal que vai do Rocha até o Lindo Parque; um rio na Rua Vereador Clemente de Souza, no Zé Garoto; um trecho do canal localizado na Rua Expedicionário Luiz Lopes Dornelles, em Maria Paula; e uma parte do canal no bairro Arsenal, que percorre a Rua Oliveira Lopes Serrano e Rua André Massena. Já o trecho da Rua Guilherme Guinle, que compreende os bairros Bandeirantes e Coelhos, está em andamento e próximo de finalizar.

Na semana que vem, a previsão é iniciar a limpeza no canal do Pita, na Rua Cônego Goulart, na Covanca, até a Rua Primeiro de Maio, no Barro Vermelho.

São Gonçalo, 02/09/2019

Autor: Raquel Muniz