de Setembro de 2022

Capacitação em Primeiros Socorros conclui primeira turma

O Programa de Capacitação e Treinamento de Primeiros Socorros concluiu, em 26 de agosto, a primeira turma formada por profissionais da educação, com a aula “Primeiros Socorros e a Utilização da Rede Pública de Saúde de São Gonçalo (urgência e emergência)”, ministrada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Os encontros foram realizados na Secretaria Municipal de Educação, no Mutondo.

“O SAMU concentra esforços no sentido de fortalecer a rede de atenção integral às urgências para garantir o acesso e a integralidade na atenção prestada”, afirma Ariel Hayasaki, Coordenador do SAMU em São Gonçalo.

Segundo a instrutora Ana Laura, que prestou orientações sobre as primeiras ações em primeiros socorros, “é fundamental o atendimento imediato à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência”.

“É importante orientar os profissionais da educação sobre como proceder e como realizar os devidos encaminhamentos em situações de risco, pois elas podem acontecer em diferentes espaços, inclusive no ambiente escolar”, afirma o secretário de Educação, Marcelo Azeredo.

Para a subsecretária de Ações Pedagógicas, Gisele Herdy Dutra, “sem as parcerias realizadas com as Secretarias de Saúde e de Segurança Pública, em ação intersetorial, não seria possível executar este programa no âmbito da educação.”

O Programa seguirá durante todo o ano, atendendo a todas as inscrições efetuadas.

São Gonçalo, 03/09/2019

Fonte: Semed