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Educação realiza 1ª Jornada Pedagógica


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Nesta terça-feira (3) foi realizada a abertura da 1ª Jornada Pedagógica com o tema: "Socializando Saberes e Boas Práticas, Construindo Caminhos de Aprendizagem". Promovido pela Secretaria Municipal de Educação, o evento acontece no Centro Cultural Joaquim Lavoura, no bairro Estrela do Norte. O encerramento será na quinta-feira (5).

Idealizado por Maria Duque Estrada, da equipe do 2º segmento, sob as coordenações do 1º e 2º segmentos e a EJA, através de Thaís Vianna, Maria Duque Estrada e Karla Porto, o evento tem o objetivo de apresentar excelentes práticas que são descobertas e aplicadas na rede de escolas do município de São Gonçalo.

As práticas pedagógicas incluem desde o planejamento e a sistematização da dinâmica dos processos de aprendizagem até a caminhada que ocorre para além da aprendizagem, de forma a garantir o ensino de conteúdos e atividades que são consideradas fundamentais para formação do aluno. O objetivo principal é dar visibilidade a toda boa prática que as escolas fazem todos os dias, com profissionais comprometidos, que se empenham, se engajam e não desistem dos alunos. São 24 escolas com stands montados e 90 participando como visitantes. Durante o decorrer do evento outros grupos irão apresentar como estas práticas foram desenvolvidas no ambiente escolar. Para engrandecer a Jornada, foi feito o convite a palestrantes de diversas universidades, para trazer conteúdo para formação dos professores da Rede Municipal de Educação de São Gonçalo, e assim continuarem a desenvolver a boa prática nas escolas.

Marcelo Azeredo, secretário municipal de Educação, destaca o olhar do Orientador Pedagógico.

"Quero parabenizar a todos os envolvidos na realização da 1º Jornada Pedagógica. A Secretaria de Educação não pode ficar inerte, são 111 escolas com suas equipes pedagógicas. Quero dizer que essa é a primeira Jornada de muitas outras que irão acontecer, para que possa haver troca de experiências, é muito bom saber o que está acontecendo nas escolas, muito dos objetos aqui expostos eu já tinha visto através de fotos, mas ver in loco é muito gratificante, isso é mostrar uma secretaria viva, atuante. Quero destacar que muitos objetos aqui apresentados foram feitos com material reciclável, desta maneira vejo em todas as unidades escolares, equipes pedagógicas que avançam e conseguem obter através de um olhar clínico e porque não dizer pedagógico, material didático, onde qualquer outra pessoa poderia dizer que isso é lixo. Com esse olhar, o que seria descartado se torna riqueza, pois não tem aprendizado maior do que ver uma criança construir uma série de conhecimentos, realizados com o que foi ensinado por seus professores", finalizou o secretário Marcelo Azeredo.

Gisele Herdy Dutra, subsecretária de Ações Pedagógicas, afirma: "A Jornada Pedagógica, realizada pela Subsecretaria de Ações Pedagógicas, é a exposição e o compartilhamento de destacáveis ações realizadas no espaço escolar da Rede Pública Municipal de São Gonçalo. Nos três dias de evento serão realizadas oficinas com professores que apresentam suas práticas e o público (entre estudantes e profissionais da Educação), que querem ampliar e oxigenar ideias para a melhoria de resultados nas atividades pedagógicas", finalizou Gisele Herdy.

Destaque - A Escola Municipal Alfredo Carlos Soares Dutra apresentou a utilização do Sussurrofone e o Sifão Mágico, como recurso pedagógico em sala de aula.

O Sussurrofone é uma ferramenta pedagógica que auxilia na leitura e escrita, melhorando a atenção e a concentração do aluno. O mesmo faz com que a criança ouça a própria voz, favorecendo o reconhecimento fonológico de letras e palavras, melhorando a dicção e a comunicação dos alunos mais tímidos. A criança aprende a diferenciar sons, ganha fluência e melhora a pronúncia das palavras, ampliando seu vocabulário.

Com o Sifão Mágico, é possível trabalhar a pronúncia correta das palavras, pois o aparelho amplia o som. O professor fala a palavra, o aluno ouve e a pronuncia corretamente. O aparelho é utilizado por alguns fonoaudiólogos como recurso para desenvolver a oralidade de seus pacientes.

É importante ressaltar que alguns alunos com autismo, dependendo da sua sensibilidade auditiva, não aceitam bem os aparelhos citados, porém, outros, interagem muito bem, desenvolvendo as habilidades na fala, na comunicação oral, entre outras.

São Gonçalo, 03/09/2019

Fonte: Semed

Autor: Roberto Carneiro

Foto: Jonas Guimarães

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