de Setembro de 2022

Prefeitura conclui capacitação dos novos visitadores do Criança Feliz

Na última sexta-feira (30), a equipe técnica do “Criança Feliz” concluiu a capacitação dos doze novos visitadores que vão garantir uma maior abrangência do atendimento em São Gonçalo. O programa, do Governo Federal, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, promove o desenvolvimento humano a partir do apoio e acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância, além de facilitar o acesso da gestante e de suas famílias às políticas e aos serviços públicos de suas necessidades. A capacitação com carga horária de 40 horas aconteceu na sede da SMDS, em Venda da Cruz.

Os novos profissionais que vão integrar a equipe de visitadores do programa realizarão visitas domiciliares para famílias inseridas no programa dos bairros Boa Vista, Engenho Pequeno, Jóquei, Neves, Nova Cidade e Sacramento. Desenvolvido em São Gonçalo desde novembro de 2018, o Criança Feliz já atendia famílias de Alcântara, Arsenal, Colubandê, Guaxindiba, Vista Alegre e Venda da Cruz. Com isso, o número de atendimentos passará de 120 para 480 famílias.

Durante a capacitação, a coordenação do programa orientou sobre o início do trabalho de cada visitador em seus respectivos territórios, abordando temas como “As primeiras visitas domiciliares”, “O planejamento das visitas” e “A visita domiciliar quanto abordagem metodológica”. A secretária da pasta, Marta Maria Figueiredo, esteve presente na cerimônia para realizar a entrega de certificados para os visitadores e falou sobre a importância de ampliar a equipe.

“Quero desejar boas vindas para nossos novos visitadores que chegam para somar junto à equipe do Criança Feliz que desenvolve um serviço muito bonito e importante com gestantes e crianças na primeira infância e suas famílias. Ampliar esse programa e, assim, alcançar mais pessoas, representa o fortalecimento de ações e políticas públicas voltadas para essa parcela da nossa população em situação de vulnerabilidade”, afirmou Marta.

Os usuários do programa são selecionados a partir de uma busca ativa realizada pelas equipes de visitadores em postos de saúde, escolas, centros de referência e pastorais da criança. Quem quiser ter acesso ao serviço pode procurar o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência. Para participar do programa é preciso que a família mantenha seus dados no Cadastro Único atualizados.

São Gonçalo, 03/09/2019

Fonte: SMDS