São Gonçalo, 29

de Setembro de 2022

Acessibilidade

Acesso Rápido



Início do Site Notícias

Notícias

Prefeitura conclui capacitação dos novos visitadores do Criança Feliz


 Clique na imagem para ver todas as fotos.
Na última sexta-feira (30), a equipe técnica do “Criança Feliz” concluiu a capacitação dos doze novos visitadores que vão garantir uma maior abrangência do atendimento em São Gonçalo. O programa, do Governo Federal, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, promove o desenvolvimento humano a partir do apoio e acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância, além de facilitar o acesso da gestante e de suas famílias às políticas e aos serviços públicos de suas necessidades. A capacitação com carga horária de 40 horas aconteceu na sede da SMDS, em Venda da Cruz.

Os novos profissionais que vão integrar a equipe de visitadores do programa realizarão visitas domiciliares para famílias inseridas no programa dos bairros Boa Vista, Engenho Pequeno, Jóquei, Neves, Nova Cidade e Sacramento. Desenvolvido em São Gonçalo desde novembro de 2018, o Criança Feliz já atendia famílias de Alcântara, Arsenal, Colubandê, Guaxindiba, Vista Alegre e Venda da Cruz. Com isso, o número de atendimentos passará de 120 para 480 famílias.

Durante a capacitação, a coordenação do programa orientou sobre o início do trabalho de cada visitador em seus respectivos territórios, abordando temas como “As primeiras visitas domiciliares”, “O planejamento das visitas” e “A visita domiciliar quanto abordagem metodológica”. A secretária da pasta, Marta Maria Figueiredo, esteve presente na cerimônia para realizar a entrega de certificados para os visitadores e falou sobre a importância de ampliar a equipe.

“Quero desejar boas vindas para nossos novos visitadores que chegam para somar junto à equipe do Criança Feliz que desenvolve um serviço muito bonito e importante com gestantes e crianças na primeira infância e suas famílias. Ampliar esse programa e, assim, alcançar mais pessoas, representa o fortalecimento de ações e políticas públicas voltadas para essa parcela da nossa população em situação de vulnerabilidade”, afirmou Marta.

Os usuários do programa são selecionados a partir de uma busca ativa realizada pelas equipes de visitadores em postos de saúde, escolas, centros de referência e pastorais da criança. Quem quiser ter acesso ao serviço pode procurar o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência. Para participar do programa é preciso que a família mantenha seus dados no Cadastro Único atualizados.

São Gonçalo, 03/09/2019

Fonte: SMDS

Autor: Luciana Pimentel

Número de acesso(s) : 1177

Seta Mais Notícias
Clique para Imprimir Imprimir Enviar a um amigo Enviar Notícia Voltar Topo

Notícias Relacionadas

Autoridades se reúnem em São Gonçalo para prestar solidariedade à família de João Pedro Mattos;

Prefeitura realiza sanitização contra Coronavírus em abrigos para crianças e adolescentes;

Prefeitura realiza entrega de 500 cestas básicas doadas pelo Conleste;

Redes de proteção à criança e ao adolescente de SG participam de reunião de fluxo virtual ;

SMDS e CMDCA-SG acendem alerta para casos de abuso infantil durante quarentena;

Centro Pop mantém atendimentos para a população de rua durante a quarentena;

Portal da Transparência Inscrição Seminário Nacional do Ines Contatos - Iluminação Pública
Nota Fiscal Eletrônica Ouvidoria Geral - (21)2199-6330 Defesa Civil - 199 Plano Minicipal de Saneamento Básico
Samu

Cidade

Cidadão

Servidor

Governo

Empresa

brasao
Base rodap�
Copyright® 2017 Portal do Município de São Gonçalo
© 2017 Prefeitura de São Gonçalo - Todos os direitos reservados.
| Conteúdo protegido pela Lei 9.610 de 19.02.1998. |
Rua Feliciano Sodré, 100 – Centro – SG. Cep: 24.440-440 Tel: 2199-6300
Horário de atendimento das 9h às 16h30min