São Gonçalo, 29

de Setembro de 2022

Acessibilidade

Acesso Rápido



Início do Site Notícias

Notícias

Defesa Civil de São Gonçalo abre exposição sobre trabalho de resgate e prevenção


 Clique na imagem para ver todas as fotos.
"Defesa Civil: prevenindo para salvar vidas", este é o nome da exposição que foi aberta ao público nesta terça-feira (3), no São Gonçalo Shopping, Boa Vista. Organizada pela Defesa Civil de São Gonçalo e voluntários, a proposta é ampliar o conhecimento sobre o trabalho realizado e alertar a população para situações de calamidades públicas. Com entrada gratuita, a mostra fica aberta até o dia 25 de setembro.

"A Defesa Civil é um órgão extremamente importante para o nosso município porque ela atua não só nos momentos de desastres, mas também na prevenção deles, em escolas, em ações com a população. Então, é um ganho para toda a cidade quando podemos reunir em um espaço todo o trabalho que a Defesa Civil vem fazendo pensando o cuidado e o acolhimento da população!", ressaltou o prefeito José Luiz Nanci.

A abertura da exposição contou ainda com simulação de toque das sirenes de alerta reativadas recentemente pela Defesa Civil, depois de quatro anos sem utilização. Ao todo, são 25 sirenes espalhadas nos bairros de Itaúna, Nova Grécia, Zumbi, Pita, Novo México, Tenente Jardim, Engenho Pequeno, Boa Vista, Venda da Cruz, Patronato, Porto Novo, Covanca, Gradim, Sete Pontes, Vista Alegre, Arsenal, Mutuaguaçu, Lindo Parque e Laranjal.

"Nosso objetivo é trazer as pessoas para perto daquilo que fazemos. Quando a população tem conhecimento da importância do nosso trabalho, e que ele pode salvar vidas, abraça o que fazemos se mobiliza e se torna voluntária também!", disse o subsecretário de Defesa Civil, Antônio Haag.

Atualmente com mais de 300 voluntários em São Gonçalo e municípios limítrofes, a Defesa Civil é o órgão responsável por coordenar ações de prevenção e logística em casos de desastres. Durante a exposição também serão aceitas inscrições para uma nova turma.

"A princípio a exposição tem como objetivo interagir junto à população no intuito de levar conhecimento para a prevenção de riscos. Dessa Exposição geralmente nós fazemos as inscrições para o curso de voluntários da Defesa Civil e também conversamos com a população sobre o nosso trabalho!", disse José Carlos Pereira Bastos, coordenador do Departamento de minimização e cursos da Defesa Civil.

Os voluntários auxiliam no acionamento de sirenes, evacuação de locais de risco e condução da população para os pontos seguros de acolhimento.

Para o voluntário da segunda turma de 2019, Reinaldo Veríssimo Júnior, 23, morador do bairro Trindade, o trabalho da Defesa Civil é fundamental na prevenção e na mobilização de pessoas em prol de suas comunidades.

"Conheci o curso através de um amigo que já foi voluntário. Não conhecia o trabalho e como funcionava, mas hoje eu vejo a importância de ajudar as pessoas e a minha comunidade. É o primeiro curso de voluntariado que eu faço, e pretendo me preparar ainda mais. Se eu tivesse conhecido antes já teria feito!", relatou o jovem.

Além de equipamentos e fotos que contam a história da Defesa Civil, a exposição reúne também a história dos parceiros que atuam junto à Defesa Civil, seja na prevenção ou no resgate, como Cruz Vermelha, Escoteiros e Grupo de Apoio Resgate (GAE).

"Ficamos muito felizes em realizar um trabalho voluntário junto à Defesa Civil. Unindo forças aumentamos ainda mais a rede que atua no cuidado com aqueles que mais precisam!", disse Marlon Gomes, voluntário do GAE.


Serviço

São Gonçalo Shopping
Av. São Gonçalo, 100, Boa Vista, São Gonçalo - RJ

São Gonçalo, 03/09/2019

Fonte: Ascom

Autor: Thayná Alves

Foto: Lucas Alvarenga

Número de acesso(s) : 1590

Seta Mais Notícias
Clique para Imprimir Imprimir Enviar a um amigo Enviar Notícia Voltar Topo

Notícias Relacionadas

Defesa Civil de São Gonçalo recebe chamados por telefone e e-mail;

Defesa Civil de São Gonçalo realiza aula inaugural da turma de voluntários;

Defesa Civil intensifica ações em SG;

Defesa Civil de São Gonçalo amplia envio de alertas para população;

Defesa Civil realiza "Simulado de Desocupação" em São Gonçalo;

Defesa Civil de São Gonçalo e Niterói realizam ação conjunta com o Governo do Estado;

Portal da Transparência Inscrição Seminário Nacional do Ines Contatos - Iluminação Pública
Nota Fiscal Eletrônica Ouvidoria Geral - (21)2199-6330 Defesa Civil - 199 Plano Minicipal de Saneamento Básico
Samu

Cidade

Cidadão

Servidor

Governo

Empresa

brasao
Base rodap�
Copyright® 2017 Portal do Município de São Gonçalo
© 2017 Prefeitura de São Gonçalo - Todos os direitos reservados.
| Conteúdo protegido pela Lei 9.610 de 19.02.1998. |
Rua Feliciano Sodré, 100 – Centro – SG. Cep: 24.440-440 Tel: 2199-6300
Horário de atendimento das 9h às 16h30min