São Gonçalo, 29

de Setembro de 2022

Acessibilidade

Acesso Rápido



Início do Site Notícias

Notícias

Educação participa de audiência sobre bibliotecas na Câmara de Vereadores


 Clique na imagem para ver todas as fotos.
O secretário municipal de Educação, Marcelo Azeredo, participou na última segunda-feira (2) da audiência pública realizada pela Câmara de Vereadores de São Gonçalo sobre biblioteca escolar. A mesa foi presidida pelo vereador Professor Paulo e contou ainda com a presença do presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia, Marcelo Marques, do presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de São Gonçalo (Sinep-SG), Rafael Pereira Siqueira, do representante do Sindicato dos Bibliotecários do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio dos Anjos, e do deputado estadual Waldeck Carneiro.

A sessão foi aberta pelo vereador Professor Paulo, que deu as boas-vindas agradecendo a presença e ressaltando a importância da participação de todos. “O tema é importante para todos nós, não só para quem é do ensino público, mas para a sociedade como um todo. Então é muito importante para nós a presença de representantes de variados segmentos da sociedade”, conta.

O secretário Marcelo Azeredo agradeceu o convite para participar da audiência e reafirmou que a Biblioteca Pública Municipal não foi fechada, nem desativada. “Temos que deixar claro que nossa biblioteca não foi desativada, tivemos que interromper os trabalhos, mas ela está voltando. Ela foi inaugurada ainda no século XIX, sendo que a sua quinta e última inauguração ocorreu em 1942, ainda no governo do prefeito Joaquim Lavoura, com o nome de Biblioteca Municipal Genebaldo Rosas. Em 1988, a biblioteca foi para o Centro Cultural Joaquim Lavoura, onde ficou até alguns meses atrás. Aquele prédio não pertence à Secretaria Municipal de Educação, e sim à Secretaria de Cultura. Desta forma, foi pedido que a Educação ocupasse seu prédio na Travessa Uricina Vargas, 36, em Alcântara”, explicou o secretário.

Marcelo aproveitou a ocasião para anunciar a reinauguração da biblioteca que ocorrerá no próximo dia 17, às 10h. “A biblioteca hoje não pode ser apenas um espaço para pegar livros, onde a pessoa vai, pega o livro e leva para casa. Estamos colocando ela em um local onde em breve haverá um auditório para, pelo menos, 250 pessoas. Nós teremos uma biblioteca viva, aproveitaremos aquele espaço também para o café literário, onde teremos uma área de convivência, e ainda a contação de histórias para que os alunos da Rede Pública Municipal estejam envolvidos com a leitura”, ressaltou Marcelo.

Segundo Marcelo Azeredo, os livros da biblioteca estão guardados em um espaço da Educação no prédio do antigo 3º BI, na Venda da Cruz, onde no futuro também será construído um auditório, biblioteca e sala de leitura, dentro do conceito de biblioteca viva. Marcelo fez um breve relato sobre a história da Biblioteca Municipal e explicou que o nome Genebaldo Rosas foi escolhido pelo antigo prefeito Joaquim Lavoura por ter sido um rotariano que lutava pela instalação de bibliotecas em todo país. Genebaldo, inclusive, conseguiu doação de mobiliário e dos primeiros exemplares para compor o acervo da biblioteca.

“No dia 17 de setembro a biblioteca será reinaugurada com algumas parcerias, como a Fundação Darcy Ribeiro, que já está nos doando 500 novos exemplares, parceria também com a Secretaria Estadual de Cultura, através da ONG Afro Tribo, onde nós ganhamos 10 mil exemplares mais oito computadores com as estantes, uma biblioteca completa, e ainda o Conselho Regional de Biblioteconomia. Uma solicitação do Conselho é a inclusão do cargo de bibliotecário no concurso público que será realizado este ano. E isto será feito”, afirmou Marcelo.

Quanto às bibliotecas escolares, o secretario explicou que o município está se empenhando, mas que realmente há dificuldades. “Não tenho como afirmar que teremos já no ano que vem 100% das escolas com bibliotecas, mas os esforços estão sendo feitos. Nosso primeiro passo é a reinauguração da Biblioteca Pública Municipal de São Gonçalo para oferecer aos nossos alunos e munícipes um local de fácil acesso com acessibilidade para que todos possam desfrutar. Nós estamos dividindo o município por polos de educação para facilitar o entorno das escolas próximas, quem sabe até o ano que vem possamos ter uma biblioteca escolar em cada um desses polos”, disse Marcelo.

São Gonçalo, 04/09/2019

Fonte: Semed

Autor: Selma Nogueira

Foto: Jonas Guimarães

Número de acesso(s) : 1030

Seta Mais Notícias
Clique para Imprimir Imprimir Enviar a um amigo Enviar Notícia Voltar Topo

Notícias Relacionadas

Prefeitura garante entrega de kit merenda para 47 mil estudantes;

Prefeitura oferece nova data para quem não conseguiu receber o kit merenda escolar;

Entrega de kit merenda escolar continua no Estephania de Carvalho;

São Gonçalo entrega kit merenda para alunos de 150 unidades de ensino;

Prefeitura realiza mais um dia de entrega do kit merenda ;

Estudantes de São Gonçalo recebem kit merenda escolar;

Portal da Transparência Inscrição Seminário Nacional do Ines Contatos - Iluminação Pública
Nota Fiscal Eletrônica Ouvidoria Geral - (21)2199-6330 Defesa Civil - 199 Plano Minicipal de Saneamento Básico
Samu

Cidade

Cidadão

Servidor

Governo

Empresa

brasao
Base rodap�
Copyright® 2017 Portal do Município de São Gonçalo
© 2017 Prefeitura de São Gonçalo - Todos os direitos reservados.
| Conteúdo protegido pela Lei 9.610 de 19.02.1998. |
Rua Feliciano Sodré, 100 – Centro – SG. Cep: 24.440-440 Tel: 2199-6300
Horário de atendimento das 9h às 16h30min