São Gonçalo, 29

de Setembro de 2022

Acessibilidade

Acesso Rápido



Início do Site Notícias

Notícias

SMDS e Saúde participam de capacitação sobre o idoso e o processo de envelhecimento


 Clique na imagem para ver todas as fotos.
Em 2031 a população idosa no Brasil será superior ao número de crianças entre 0 e 14 anos, de acordo com projeção divulgada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso se deve ao aumento da expectativa média de vida, e para garantir qualidade no envelhecimento desta parcela específica da população é preciso pensar e criar políticas públicas. São Gonçalo é o segundo município com a maior população idosa do estado do Rio de Janeiro. As pessoas idosas representam cerca de 12% da população gonçalense. Para debater sobre os desafios e a importância do trabalho intersetorial, profissionais da rede municipal de assistência social e da saúde participaram de uma capacitação sobre o tema, nesta terça-feira (3), no Espaço Avançado de Atendimento a Saúde do Idoso, no Jardim Catarina.

Especialista em gerontologia e coordenadora de projetos de extensão da UNATI/UERJ, Sandra Rabello foi quem ministrou a capacitação, que foi voltada para o atendimento realizado no Centro Dia do Idoso. Durante a aula foram abordados temas como “Os fluxos de entrada e saída do usuário ao espaço do Centro Dia”; “Reorganização das oficinas e workshops” e “A importância do trabalho intergeracional”.

"É um prazer estar aqui no Centro Dia do Idoso e considero de total importância a articulação entre as secretarias de Desenvolvimento Social e Saúde na perspectiva do atendimento integral a pessoa idosa, projeto de excelência que eu acho que deve ser estendido em São Gonçalo, que é um dos municípios de maior densidade populacional, para que os profissionais possam exercer cada vez mais a prática gerontológica", afirmou Sandra.

O Espaço Avançado é um complexo que conta com um Centro de Referência e Assistência Social para o Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência; Centro Dia para o Idoso e um Espaço Avançado de atendimento à saúde do idoso, sob gestão das secretarias de Políticas Públicas para Mulher, Idoso e Pessoa com Deficiência; Desenvolvimento Social e Saúde, respectivamente. Para Angélica Souza, coordenadora do Centro Dia, esta formação vai garantir mais qualidade no trabalho desenvolvido pelos profissionais do espaço.

"Esta capacitação foi extremamente rica para as nossas equipes, porque proporcionou a reflexão acerca do nosso trabalho, para que juntos possamos construir uma nova metodologia de trabalho intersetorial", disse Angélica.

São Gonçalo, 04/09/2019

Fonte: SMDS

Autor: Luciana Pimentel

Número de acesso(s) : 1481

Seta Mais Notícias
Clique para Imprimir Imprimir Enviar a um amigo Enviar Notícia Voltar Topo

Notícias Relacionadas

Autoridades se reúnem em São Gonçalo para prestar solidariedade à família de João Pedro Mattos;

Prefeitura realiza sanitização contra Coronavírus em abrigos para crianças e adolescentes;

Prefeitura realiza entrega de 500 cestas básicas doadas pelo Conleste;

Redes de proteção à criança e ao adolescente de SG participam de reunião de fluxo virtual ;

SMDS e CMDCA-SG acendem alerta para casos de abuso infantil durante quarentena;

Centro Pop mantém atendimentos para a população de rua durante a quarentena;

Portal da Transparência Inscrição Seminário Nacional do Ines Contatos - Iluminação Pública
Nota Fiscal Eletrônica Ouvidoria Geral - (21)2199-6330 Defesa Civil - 199 Plano Minicipal de Saneamento Básico
Samu

Cidade

Cidadão

Servidor

Governo

Empresa

brasao
Base rodap�
Copyright® 2017 Portal do Município de São Gonçalo
© 2017 Prefeitura de São Gonçalo - Todos os direitos reservados.
| Conteúdo protegido pela Lei 9.610 de 19.02.1998. |
Rua Feliciano Sodré, 100 – Centro – SG. Cep: 24.440-440 Tel: 2199-6300
Horário de atendimento das 9h às 16h30min