de Novembro de 2022

2ª Expo Eco acontecerá neste mês de Setembro no Partage Shopping

Em comemoração ao mês de aniversário do município, a Secretaria Municipal de Educação, através da Subsecretaria de Ações Pedagógicas e sua Coordenação de Projetos, promoverá a 2ª Expo Eco nos dias 15 e 21 de setembro, no Partage Shopping. A ação, que reunirá outras secretarias municipais, além da sociedade civil organizada, universidades, instituições que atuam em políticas públicas, coletivos e empresas privadas, tem o objetivo de trazer à população temas de grande relevância da sociedade atual com o embasamento no ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU).

“Nosso objetivo é realizar uma integração e convivência com diversos setores e transmitir à população as vivências desenvolvidas em nossa cidade. É a hora das políticas públicas compartilharem com a sociedade as vivências e juntos realizarmos a Agenda 2030, uma vez que para se alcançar um mundo sustentável é necessário urgentemente tomar medidas ousadas e transformadoras”, explica Julio Vidal, coordenador de projetos da secretaria de educação.

Neste ano, a programação contará com a divisão da programação em um espaço de convivência das políticas públicas no shopping, discutindo temas em palestras, realizando exposições, oficinas e rodas de conversas. Assim, haverão atividades voltadas a saúde e bem-estar, educação de qualidade, desenvolvimento sustentável, saneamento básico e meio ambiente, proteção animal, inclusão, direitos das mulheres, ideologia de gênero, desenvolvimento econômico e mercado de trabalho, entre outros temas. Além de apresentações culturais e artísticas.

O projeto é uma realização intersetorial da Secretaria de Educação, com a Secretaria de Meio Ambiente; Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia, Agricultura e Pesca; Secretaria de Cultura e Turismo, Secretaria de Esporte e Lazer, Secretaria de Saúde, Guarda Municipal, Secretaria de Desenvolvimento Social e a Subsecretaria da Mulher. Além de parcerias com instituições públicos e privadas, dentre elas: Partage Shopping, AGLAC - Academia Gonçalense de Literatura, Artes e Ciência, AKO Dance, Associação dos Pescadores de São Gonçalo, Associação dos Prod. Rurais e Assentados da Fazenda Eng. Novo - SG, Associação IÊ Capoeira, Centro de Referência Municipal em Autismo Profº. Maria José da Silva Rodrigues, CIEDS, Coletivo Dandaras, Coletivo Papo de Pretas, Coletivo Pirações da Meia Idade, Conselho Municipal do Desenvolvimento Agrário e Rural (COMDAR), Curso CEBRAC, Curso KNN, Empresa de Energia Solar RCATEC ENGENHARIA, FFP-UERJ, Hub Brun, IJCA – Instituto Jelson da Costa Antunes, ISAT – Instituto Superior Anísio Teixeira, Marquise Ambiental, Núcleo Sahaga Yoga Proerd, Polo UAB-CEDERJ São Gonçalo, Projeto Futuro Campeões, Projeto Gaia, Projeto Virando o Jogo UFF, Projeto REMOMA, Projeto OBA, Portal da Ecologia, Soul Idiomas, SESC-SG, ONG Clean Oceans e ONG CUCA LIMPA.

Confira a programação no link: Programação "Expo Eco"

São Gonçalo, 05/09/2019

Autor: Raquel Muniz