de Novembro de 2022

Projeto "Ensinar em Todo Lugar" vai a Bienal do Livro

O projeto "Ensinar em Todo Lugar", da Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo (Semed), levou nos dias 5 e 6 deste mês, através do Ônibus Passeio, alunos das escolas municipais Leda Vargas, Anísio Spínola Teixeira e Ciep 438 - Rubens Maurício da Silva Abreu para a Bienal do Livro, no Riocentro, Barra da Tijuca. O Ciep 411 - Dr. Armando Leão Ferreira e a Escola Municipal Almirante Alfredo Carlos Soares Dutra também participaram do evento.

O objetivo da Semed é incentivar a leitura através de um trabalho constante, que tem em seu Ônibus Passeio um complemento do que é realizado nas salas de aula. Ir à Bienal do Livro é de grande importância para os estudantes, pois eles vivenciam um momento único de convívio com escritores renomados, um palco ideal fazer amigos, participar de bate-papos importantes, conhecer de perto diversos autores e mergulhar em novas histórias e grandes aventuras, ampliar os horizontes e vivenciar momentos inesquecíveis no festival que tem o livro como astro principal.

Para Marcelo Azeredo, secretário municipal de Educação, "existem vários porquês da importância da leitura. Ler é essencial, uma boa leitura leva a pessoa ao entendimento de assuntos distintos. Através do ato de ler temos a possibilidade de ter contato com inúmeras culturas diferentes, formamos ideia própria e falamos e escrevemos melhor. Por isso a Semed incentiva e realiza esses eventos em prol de uma melhor Educação para os nossos alunos", finalizou Marcelo Azeredo.

Júlio Vidal, coordenador de projetos da Semed, afirma: "Ir à Bienal do Livro não é somente um passeio, um momento de lazer, é muito mais do que isso, é também uma oportunidade de conhecer novos lugares, realizar uma integração maior entre alunos e professores, sobretudo uma continuidade de um processo que a Semed realiza de estímulo da importância da leitura na vida de todos nós. Somente no primeiro semestre, 2500 alunos utilizaram o Ônibus Passeio, isso demonstra a relevância que a Educação tem no município de São Gonçalo", ressaltou Júlio Vidal.

Para Joelma Anísio, diretora da E.M. Anísio Spínola Teixeira, "ir à Bienal do Livro foi um momento único para os nossos alunos. Empolgação, brilho nos olhos, alegria nessa viagem de leitura, fez com que nossos alunos pudessem viver um momento muito especial. Cultura, leitura, conhecimento nessa abordagem da Bienal foi e vai ser sempre sensacional", declarou a diretora.

O Evento

A Bienal do Livro Rio é o maior evento literário do país, um grande encontro que tem o livro como atração principal. Para o leitor, é a oportunidade de vivenciar um contato maior com diversos autores. Durante dez dias, o Riocentro sedia a festa da cultura, da literatura e da educação. Nos espaços dedicado às atrações, o público pode participar de debates, bate-papos com personalidades e escritores, além de atividades culturais que promovem a leitura.

São Gonçalo, 06/09/2019

Fonte: Semed