de Agosto de 2022

Prefeitura realiza coleta seletiva de pneus

Mais 800 pneus foram recolhidos pela Subsecretaria de Limpeza Urbana e receberam a destinação correta nesta semana, através do programa Disk Coleta Seletiva de Pneus. A iniciativa é realizada através de convênio com a empresa Reciclanip e impacta diretamente na preservação do meio ambiente.

Desde o início do programa, em maio de 2018, 65 mil unidades de pneus já foram recolhidas, sendo 42 mil apenas neste ano. O número representa 400 toneladas de pneus retiradas das ruas (250 toneladas em 2019). O prefeito José Luiz Nanci explica os ganhos deste projeto.

"Este projeto está sendo extremamente positivo para a cidade e sem qualquer custo para a Prefeitura. Como o pneu tem um tempo de degradação indeterminado, ele pode causar poluição ao solo e servir como criadouro de mosquitos por anos. Por isso este trabalho é tão importante", ressalta Nanci.

Até o momento, foram realizadas 70 coletas, que estão ocorrendo, em média, uma vez por semana. De acordo com o subsecretário de Limpeza Urbana, Paulo Vallado, todos os pneus recolhidos são encaminhados para um local de pulverização no Rio de Janeiro, sem qualquer ônus ou gastos para o município. A ação evita que os pneus sejam descartados de forma irregular, causando incêndios e aumentando a proliferação de mosquitos transmissores de doenças como a dengue, zika e chikungunya.

Para solicitar o serviço, basta utilizar o Disk Coleta Seletiva de Pneus através do número 97219-6555 (WhatsApp). Caso o munícipe queira denunciar alguma situação de despejo irregular de pneus, o telefone de contato também pode ser acionado. A Subsecretaria de Limpeza Urbana pede a colaboração e conscientização de todos.

São Gonçalo, 04/10/2019

Autor: Aaron Cesar