de Agosto de 2022

Caminhada do Outubro Rosa leva centenas de gonçalenses às ruas

"Foi em outubro do ano passado, em uma campanha como essa que descobri o câncer. Estar com outras mulheres me fortaleceu. A alegria também me curou!", disse a autônoma Maria Teresa Mora, de 57 anos, que participou da Caminhada de conscientização sobre o câncer de mama, que reuniu centenas de pessoas em São Gonçalo neste domingo (6). Organizada pela Secretaria de Saúde, através da coordenação do Espaço Rosa, a caminhada teve como lema a celebração da vida.

"Há exatamente um ano eu descobri o câncer de mama em uma campanha como essa. Conheci o Espaço Rosa, onde me deram todo suporte e fui acolhida pelo Unidas Pela Vida , um grupo de mulheres que foi extremamente importante no meu tratamento. Hoje eu repasso para outras mulheres toda força que me passaram. Nós já choramos e sorrimos juntas. A alegria é um modo de curar o câncer também!", disse.

O prefeito José Luiz Nanci também esteve presente na caminhada e destacou a importância da informação sobre a doença e ressaltou que suas formas de cuidado devem chegar a cada vez mais pessoas.

"O câncer tem cura. Já passei por isso e estou curado. Nosso encontro aqui hoje não é sobre política, é sobre conscientização. Queremos que cada vez mais pessoas tenham acesso aos seus direitos e possam se cuidar. O diagnóstico precoce pode salvar vidas!", destacou.

Um dos momentos marcantes da caminhada foi protagonizado pela cabeleireira e maquiadora Mônica Miguel, que há sete anos trabalha como voluntária no processo de autoestima de mulheres em tratamento do câncer, e hoje, como paciente em tratamento, depois de muito tempo se permitiu tirar a peruca pela primeira vez em público.

"Eu sempre ajudei outras mulheres em seus processos de autoestima. Ano passado estive aqui como voluntária, hoje sou uma paciente. A vida é isso, altos e baixos, mas não podemos nunca perder a esperança!", disse Mônica, que também é integrante do grupo Unidas Pela Vida.

Para o secretário de Saúde, Jefferson Antunes, a luta das mulheres que se mobilizam no apoio umas com as outras deve servir de inspiração para todas as pessoas.

"O grupo Unidas Pela Vida é motivo de orgulho e inspiração para todos nós. Eu só tenho a agradecer o empenho e comprometimento de todos que tornaram essa caminhada possível. A coordenação do Espaço Rosa e a todas as equipes da Secretaria de Saúde", ressaltou.

Em São Gonçalo, nos últimos meses, mais de 400 mulheres que passaram pelo Espaço Rosa foram diagnosticadas com câncer. A coordenadora Patrícia Silva relata que o acompanhamento desde o diagnóstico ao fim do tratamento, através de acolhimento e escuta, faz a diferença na vida de cada mulher que passa pelo Espaço.

“Nossa unidade fecha o diagnóstico da doença com os serviços oferecidos, como ultrassonografia, mamografia e biópsia, e encaminha para tratamento em hospitais de referência. Também realizamos o acompanhamento dessas pacientes durante todo o processo. Elas são fortes, guerreiras e determinadas, então, nada melhor que fazer um dia de conscientização e alegria para as milhares de mulheres que já passaram por essa doença!", disse.

São Gonçalo, 07/10/2019

Autor: Thayná Alves