São Gonçalo, 10

de Agosto de 2022

Acessibilidade

Acesso Rápido



Início do Site Notícias

Notícias

Prefeitura e Polo Cederj inauguram placa alusiva aos dez anos de atividade no município


 Clique na imagem para ver todas as fotos.
Neste sábado (5), o Polo Cederj - Universidade Aberta do Brasil (UAB), que fica localizado no Ciep 250 Rozendo Rica Marcos, no bairro Gradim, realizou a inauguração de uma placa alusiva aos 10 anos de atividades no município. Intitulado 10ª Semana Acadêmica, o evento teve participação do prefeito da cidade, José Luiz Nanci, do secretário de Educação, Marcelo Azeredo, e da diretora da unidade, Clayde Mara.

A comemoração começou na quarta-feira (2), com a palestra do secretário de Educação, Marcelo Azeredo, com o tema Liderança e Motivação, que contou ainda durante toda a semana com diversas atividades. Foram realizados minicursos, oficinas, palestras, atividades pedagógicas e apresentação de trabalhos de alunos de todos os cursos. A culminância da programação foi no sábado, quando o Polo recebeu professores de outros municípios para atividades de 8h às 17h.

Durante o evento, a diretora Clayde Mara homenageou as seguintes pessoas com a entrega da placa alusiva aos 10 anos da unidade: o prefeito José Luiz Nanci; o secretário de Educação, Marcelo Azeredo; os mediadores pedagógicos, Maria Leonor de Carvalho, Thiago Crispim da Silva, Jaqueline Damaceno Ribeiro e Carla Nogueira Marques; o funcionário Marcelo Santos de Souza, e os alunos Mônica Alves dos Santos, do curso de Turismo, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); e Izaias Amado, do curso de Biologia e pelos serviços prestados à Universidade; além do subsecretário de Cerimonial da Prefeitura, Sérgio Fernando.

"A parceria do Cederj com a Prefeitura é muito importante, é uma das maiores faculdades de ensino à distancia no Estado do Rio, que possibilita o aluno de qualquer idade a estudar e poder trabalhar, pois as aulas são semi-presenciais e as provas realizadas aos sábados, domingos e feriados. Este método é de grande importância e o diferencial do Polo Cederj. Nossa intenção é aumentar para o próximo ano o número de vagas ofertadas e a inclusão de novos cursos, pois só através da educação poderemos diminuir a violência", declarou o prefeito José Luiz Nanci.

A parceria com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, é muito importante e se dá por meio de uma cooperação técnica com a Fundação Cecierj, que tem possibilitado o crescimento do Polo, principalmente na gestão do atual governo. Quando a Universidade chegou a São Gonçalo, o número de alunos era de 1360, hoje tem cerca de 3600. A unidade é composta de laboratórios de Física, Química, Informática e salas de tutorias, onde os alunos estudam, e uma biblioteca para consulta dos estudantes, com acervo de mais de mil livros, com diversos títulos.

"Quero destacar a importância dos dez anos do Polo Cederj São Gonçalo para a nossa cidade, hoje é um dos maiores polos do Estado do Rio de Janeiro, com dez cursos, ou seja, um polo modelo, referencial, tanto é que já recebemos na unidade a visita de representantes dos Consulados da França, África e Portugal, para que eles possam implementar em seus países o ensino à distância. Como professor desta modalidade, pela secretaria estadual de Educação, conheço bem a realidade e a dificuldade do aluno em estudar sozinho, mas tem o outro lado que é a garantia da qualidade do ensino nesta modalidade de ensino. Dez anos de polo, quero deixar registrado a minha gratidão ao prefeito José Luiz Nanci, que junto ao governo do Estado está trazendo o curso de Ciências Contábeis. Quando assumi a pasta da Educação, um dos pedidos do prefeito foi um olhar direcionado para o Polo Cederj, e ao comemorar os dez anos de atividade no município só nos mostra que estamos no caminho certo" afirmou Marcelo Azeredo.

O Polo oferece os seguintes cursos: bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e Engenharia de Produção; Tecnologia em Gestão de Turismo, Tecnologia em Segurança Pública e Sistemas de Computação; e licenciaturas em Ciências Biológicas, Física, Matemática, Química e Turismo.

As graduações são oferecidas pelas universidades públicas UFF, UFRJ, UFRRJ, Uenf e UniRio, que formam o Consórcio Cederj (Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro), um dos projetos da Fundação Cecierj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI).

"No dia de hoje, sábado é a culminância da 10ª Semana Acadêmica, que contará ainda com 16 palestras, com mestres de diversas universidades, e os alunos muito envolvidos nesta programação. Temos a participação da Ilha das Flores, exposição sobre a China e o Brasil, ou seja uma diversidade de informações, levando aos nossos alunos conhecimento, com interação entre os cursos, estamos verdadeiramente muito felizes com tudo que está acontecendo neste dia. Não poderia deixar de falar dos dez anos do Polo Cederj - UAB - São Gonçalo, neste período passamos por muitas dificuldades, mas também conquistamos muitas coisas. No início eram cerca de 1000 alunos, atualmente ultrapassamos o número de 3600, tudo isso com o apoio do município, principalmente no governo do prefeito José Luiz Nanci, como exemplo cito que diversos alunos de Biologia estão fazendo provas externas em Itaipu, e a Secretaria de Educação disponibilizou ônibus, para que nossos alunos não precisem ter gasto com passagens. Por isso o êxito do Cederj, pois temos total apoio da Prefeitura de São Gonçalo e da Secretaria de Educação", falou Clayde Mara.

A Fundação Cecierj atua em várias camadas da sociedade e tem um projeto muito especial, que é o Cinecluble, onde a Fundação na unidade de São Gonçalo, recebe alunos da rede pública municipal para exibição de filmes ou desenhos, pré selecionados, que trazem conceitos importantes para a vida da criança, sua formação geral e o mais importante, não é só exibir um filme ou desenho, após a sessão de cinema tem atividades, dependendo da faixa etária até com debates. Para participar do Cineclube as escolas da rede pública municipal de São Gonçalo devem fazer um ofício à Secretaria de Educação e ao Cederj. No mês de outubro em comemoração ao dia da Criança, várias escolas irão participar da sessão de cinema, que acontece todas às quintas-feiras, na parte da manhã e da tarde.

Estiveram presentes ao evento Allan Menezes, assessor especial da Secretaria de Educação; Maurício Nascimento, subsecretário de Infraestrutura da Semed; Andréa Machado, subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres; Marcelle Corrêa, subsecretária de Comunicação; Fernando Perez, subsecretário de Planejamento Educacional.

O Cederj - UAB - São Gonçalo está localizado na Rua Visconde de Itaúna S/N - Gradim - São Gonçalo, e as aulas acontecem de 3ª a 6ª feira, de 18h às 22h, e aos sábados, de 8h às 17h. As provas são realizadas sempre nos finais de semana (sábados e domingos).

São Gonçalo, 07/10/2019

Fonte: Semed

Autor: Roberto Carneiro

Foto: Lucas Alvarenga

Número de acesso(s) : 1612

Seta Mais Notícias
Clique para Imprimir Imprimir Enviar a um amigo Enviar Notícia Voltar Topo

Notícias Relacionadas

Prefeitura garante entrega de kit merenda para 47 mil estudantes;

Prefeitura oferece nova data para quem não conseguiu receber o kit merenda escolar;

Entrega de kit merenda escolar continua no Estephania de Carvalho;

São Gonçalo entrega kit merenda para alunos de 150 unidades de ensino;

Prefeitura realiza mais um dia de entrega do kit merenda ;

Estudantes de São Gonçalo recebem kit merenda escolar;

Portal da Transparência Inscrição Seminário Nacional do Ines Contatos - Iluminação Pública
Nota Fiscal Eletrônica Ouvidoria Geral - (21)2199-6330 Defesa Civil - 199 Plano Minicipal de Saneamento Básico
Samu

Cidade

Cidadão

Servidor

Governo

Empresa

brasao
Base rodap�
Copyright® 2017 Portal do Município de São Gonçalo
© 2017 Prefeitura de São Gonçalo - Todos os direitos reservados.
| Conteúdo protegido pela Lei 9.610 de 19.02.1998. |
Rua Feliciano Sodré, 100 – Centro – SG. Cep: 24.440-440 Tel: 2199-6300
Horário de atendimento das 9h às 16h30min