São Gonçalo, 10

de Agosto de 2022

Acessibilidade

Acesso Rápido



Início do Site Notícias

Notícias

Prevenção contra o câncer de mama é tema de palestra para idosos


 Clique na imagem para ver todas as fotos.
Em alusão ao mês do Outubro Rosa, nesta terça-feira (8), os pacientes do grupo de convivência de idosos do Polo Sanitário Washington Luiz Lopes, no Zé Garoto, participaram de um ciclo de palestras sobre a prevenção contra o câncer de mama e o Dia Mundial dos Idosos, comemorado em 1º de outubro. A atividade foi realizada por enfermeiros da unidade e agentes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), visando reiterar à população a importância do autoexame e da prevenção.

“Sabemos da importância do tratamento inicial e do percentual de cura quando é feito o diagnóstico precocemente. Então, neste mês estamos realizando muitas atividades que promovam a conscientização do autoexame da mama, mas claro que não se limitando a isso, já que muitos nódulos passam despercebidos, então o exame médico é imprescindível”, declara o prefeito José Luiz Nanci.

A programação contou com a distribuição de folders explicativos e profissionais da enfermagem da unidade que falaram da importância desta data comemorativa, além dos direitos da pessoa idosa. O foco foi no tema da prevenção contra os cânceres, principalmente o de mama que tem acometido mais mulheres a cada dia, abordando como identificar os sinais e sintomas, enfatizando a importância de procurar um médico imediatamente.

“A palestra hoje teve o intuito de orientar a população dessa doença que é gravíssima e muitas vezes se desenvolve silenciosamente. Queremos mostrar a importância de realizar os exames de ultrassonografia e mamografia, assim como, os homens terem um cuidado, porque eles não estão fora do alcance do câncer de mama. A intenção é despertar um olhar diferenciado, não só das mulheres, mas da sociedade como um todo”, explica Marilza Cardoso, palestrante do dia e enfermeira da unidade.

Ainda, o grupo participou de uma atividade lúdica com a equipe do NASF, com a educadora física, terapeuta ocupacional e fonoaudióloga, onde realizaram exercícios e uma dança representativa da importância do autoexame.

A moradora do Barro Vermelho, Diva Silva de Brito, 83 anos, participa há 2 anos das reuniões do grupo de convivência de idosos e afirma ser muito importante esse tema em referência ao mês de combate ao câncer de mama. “Essa doença é um mal que toda mulher pode passar, tendo casos na família anteriormente ou não. Conheço diversas mulheres, algumas próximas, que passaram pelo estágio e tratamento e hoje estão bem. Então, devemos nos prevenir sempre e quanto mais informações e orientações, melhor resultado teremos”, informa Diva.

O polo realiza cerca de 36 mil atendimentos por mês. Além dos grupos de convivência de idosos que acontecem toda segunda terça-feira do mês, a unidade conta com diversos serviços, dentre eles: coleta de sangue, troca de sonda, sala de curativos, Fisiologia, Vacinação, setor de Hanseníase, Antirrábica, Teste rápido, Preventivo, retirada de ponto, Imunização, Eletrocardiograma, planejamento familiar, cartão SUS, teste do pezinho, teste da orelhinha, atualização caderneta de vacinação, marcação de exames, Cardiologia, Clínica Médica, Dermatologia, Odontologia, Fonoaudiologia, Pediatria, Pré-natal, Proctologia, Pneumologia, Assistente Social, Urologia, Fisioterapia, Geriatria, Neurologia, Nutrição, Psicologia, Ortopedia, Gastroenterologia, Homeopatia, Otorrinolaringologista, Teste tuberculínico (PPD) e Farmácia.

O diretor da unidade, Jorge Barcelos, diz que o polo recebe pessoas de todos os bairros do município e que é importante estar sempre realizando eventos de conscientização para a população. “A unidade passou de 27 mil para 36 mil atendimentos por mês nesta gestão, pois foram inseridos muitos serviços. Realizamos eventos com palestras e outras atividades em datas comemorativas para atrair o público e observar que ir ao médico deve se tornar parte do cotidiano e de prevenção de muitas doenças graves, como o câncer”, afirma.

São Gonçalo, 08/10/2019

Fonte: Ascom

Autor: Raquel Muniz

Foto: Jonas Guimarães

Número de acesso(s) : 1093

Seta Mais Notícias
Clique para Imprimir Imprimir Enviar a um amigo Enviar Notícia Voltar Topo

Notícias Relacionadas

Boletim Coronavírus - 13/06/2020;

Boletim Coronavírus - 12/06/2020;

Boletim Coronavírus - 11/06/2020;

São Gonçalo autoriza reabertura de atividades comerciais respeitando protocolos ;

Boletim Coronavírus - 10/06/2020;

Hospital Franciscano também fará testagem para Covid-19;

Portal da Transparência Inscrição Seminário Nacional do Ines Contatos - Iluminação Pública
Nota Fiscal Eletrônica Ouvidoria Geral - (21)2199-6330 Defesa Civil - 199 Plano Minicipal de Saneamento Básico
Samu

Cidade

Cidadão

Servidor

Governo

Empresa

brasao
Base rodap�
Copyright® 2017 Portal do Município de São Gonçalo
© 2017 Prefeitura de São Gonçalo - Todos os direitos reservados.
| Conteúdo protegido pela Lei 9.610 de 19.02.1998. |
Rua Feliciano Sodré, 100 – Centro – SG. Cep: 24.440-440 Tel: 2199-6300
Horário de atendimento das 9h às 16h30min