de Agosto de 2022

Portal da Ecologia forma novas turmas no Curso de Jardinagem e Paisagismo

A tarde desta terça-feira (8) ficará marcada pela emoção na vida de 25 alunos que receberam seu certificado de conclusão do Curso de Jardinagem com Noções de Paisagismo, promovido pelo Portal da Ecologia, que faz parte da Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo. Foram 24 aulas, com total de 72 horas, onde o grupo aprendeu desde a história do Paisagismo no Brasil até a confecção de compostagem, produção de mudas, preparação e identificação do solo, reflorestamento de encostas, estilos de jardins e, principalmente, respeito e amor à natureza.

O Portal da Ecologia promove ações de educação ambiental, desenvolvendo atividades interpretativas e o contato com a natureza. Ensinar aos alunos e à comunidade a importância de lidar com a terra e respeitar o meio ambiente, para proporcionar melhor qualidade de vida ao cidadão gonçalense, é um dos principais objetivos do Portal.

“Estamos formando a 8ª turma do curso de Jardinagem e Paisagismo, onde os alunos aprenderam como confeccionar um jardim, desde sua concepção, até a etapa final, tendo noções amplas de como realizar um projeto de paisagismo e sua criação. O conteúdo do curso permite que os alunos possam trabalhar profissionalmente nesta área. Mas destaco outro fator que é multiplicar essas informações, com foco na prevenção do meio ambiente, para que as futuras gerações tenham um planeta com melhor qualidade de vida. Quero destacar a parceria com o Crefcon, para a realização do curso de Educação Multi e Transdisciplinar com uma abordagem holística, com carga horária de 40h, voltado para os professores da Rede Municipal de Educação de São Gonçalo, mas também aberto a rede estadual e particular”, declarou Lauro Nobre, coordenador do Portal da Ecologia.

“Falar do Portal da Ecologia é ter em mente que o Portal é um multiplicador de informações sobre o meio ambiente, ecossistema e ecologia. Hoje está sendo encerrado mais um curso de Jardinagem e Paisagismo, com uma visão que não é só da formação curricular, mas como diz Lauro Nobre, coordenador do Portal, é uma multiplicação da harmonia em favor do ecossistema, é fazer com que os alunos tenham consciência do que é feito no presente, terá consequência no futuro. Por isso devemos tratar bem o nosso planeta, a natureza, para que nossos filhos e netos tenham um lugar de conforto bem melhor do que temos hoje. O término do curso deve deixar marcado que precisamos ser multiplicadores das informações e da ideia de preservação do meio ambiente, com uma visão holística, voltada para que o ser humano viva de forma harmoniosa com o planeta”, afirmou Allan Menezes, assessor especial da Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo.

Para Thaíz Chaves, 36 anos, formanda da turma de Jardinagem e Paisagismo, o curso vai agregar na sua formação de Gestão Ambiental. “Vai dar um ganho no sentido de ter mais conhecimento sobre educação ambiental e irá complementar minha carreira profissional. Pretendo levar meu aprendizado para os alunos dos projetos onde atuo, mostrando como plantar, colher e o momento certo de cultivar as mudas. O mais importante é que as crianças se tornem sensíveis às questões do meio ambiente”, finalizou Thaíz.

“Resolvi fazer o curso para entender melhor o meio ambiente e a poluição que atinge o planeta. Quero seguir os passos do meu professor Lauro, sei que não vou conseguir melhorar o mundo sozinho, mas a mudança começa aos poucos, com um passo de cada vez. O curso traz informações importantes sobre ecologia, jardinagem e criação de hortas, até criei uma na minha casa, com o que aprendi cuido bem dela e desejo aumenta-la plantando árvores frutíferas”, declarou o pequeno João Gabriel Amorim, 10 anos, formando do curso de Jardinagem e Paisagismo.

Ao final da entrega dos diplomas foi oferecido um coquetel organizado pelos alunos e música de qualidade com a dupla Leon & Simone Ximenes, em um autêntico voz e violão, com muita MPB.

Serviço - O Portal da Ecologia fica na Avenida Lúcio Thomé Feteira, s/n, ao lado da Escola Municipal Joaquim Lavoura, no Barro Vermelho. Mais informações pelos telefones 98736-4982 (Lauro Nobre) e/ou 99807- 6353 (Marcos Dias).

São Gonçalo, 09/10/2019

Fonte: Semed