São Gonçalo, 10

de Agosto de 2022

Acessibilidade

Acesso Rápido



Início do Site Notícias

Notícias

Prefeito assina TAC para criação de política funerária e cemiterial


 Clique na imagem para ver todas as fotos.
O prefeito José Luiz Nanci participou de reunião, na última terça-feira (8), para assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para criação de política funerária e cemiterial de São Gonçalo. O acordo foi firmado entre a Prefeitura Municipal de São Gonçalo e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, com objetivo de regulamentar os serviços funerários da cidade.

De acordo com o prefeito, os problemas já existiam e foram apontados para o MP assim que assumiu o mandato. "Desde o início do nosso mandato, nos mostramos empenhados em atender às demandas do MP. Prova disso foi ter procurado o órgão da Justiça Estadual ainda no primeiro semestre de 2017 para apontar os problemas relacionados aos cemitérios da cidade", disse o prefeito.

O TAC engloba algumas cláusulas que devem ser cumpridas, como: intimação dos titulares de sepulturas perpétuas para promoverem a conservação dos espaços respectivos; recadastramento de todas as sepulturas, reclassificando as perpétuas cujos titulares não tenham atendido à intimação prevista; criação de projeto básico de recuperação ambiental dos cemitérios; dentre outros.

A promotora de Justiça, Renata Neme, disse que desde 2003 há um inquérito no MP sobre os problemas ambientais, ossadas acumuladas, falta de vagas nos cemitérios, dentre outras questões.

"Esse acordo foi firmado em decorrência do inquérito civil nº 307/2003, instaurado para apurar ausência de licenciamento ambiental dos cemitérios públicos do município e os danos ambientais decorrentes das atividades. Vimos a necessidade de fazer algo para atender a população. São necessárias mais vagas, a criação de uma lei, para trabalhar pelo bem da coletividade", disse a promotora.

Entre os compromissos estabelecidos no documento, estão a obrigatoriedade de criar uma legislação municipal. "O problema foi criado desde o incêndio do circo de Niterói, há seis décadas. A atual gestão está ciente de suas obrigações e esse TAC tem prazos razoáveis para cumprimento dos termos ambientais e das questões funerárias", disse o procurador geral do município, Luiz Thubenlack Filho.

A assinatura do termo foi realizada com a presença do promotora de Justiça, Renata Neme, do prefeito José Luiz Nanci, do presidente da Câmara Municipal, Diney Marins, do vereador Jalmir Junior e do procurador-geral do município, Luiz Tubenchlak Filho.

São Gonçalo, 09/10/2019

Fonte: Ascom

Autor: Aaron Cesar

Foto: Divulgação

Número de acesso(s) : 1566

Seta Mais Notícias
Clique para Imprimir Imprimir Enviar a um amigo Enviar Notícia Voltar Topo

Notícias Relacionadas

São Gonçalo prorroga isolamento social e amplia lista de comércio;

São Gonçalo edita regras para delivery e drive thru;

Câmara aprova prestação de contas do prefeito José Luiz Nanci;

SG prorroga isolamento social até 8 de junho;

São Gonçalo mantém isolamento social rígido até final de maio;

Prefeitura mantém fiscalização aos comércios ;

Portal da Transparência Inscrição Seminário Nacional do Ines Contatos - Iluminação Pública
Nota Fiscal Eletrônica Ouvidoria Geral - (21)2199-6330 Defesa Civil - 199 Plano Minicipal de Saneamento Básico
Samu

Cidade

Cidadão

Servidor

Governo

Empresa

brasao
Base rodap�
Copyright® 2017 Portal do Município de São Gonçalo
© 2017 Prefeitura de São Gonçalo - Todos os direitos reservados.
| Conteúdo protegido pela Lei 9.610 de 19.02.1998. |
Rua Feliciano Sodré, 100 – Centro – SG. Cep: 24.440-440 Tel: 2199-6300
Horário de atendimento das 9h às 16h30min