de Agosto de 2022

Acessuas conclui workshop sobre empreendedorismo para mulheres do Centro Dia

As usuárias do Centro Dia do Idoso e do Centro de Referência para o Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência, no Jardim Catarina, receberam na última semana o certificado de conclusão do Workshop de Empreendedorismo. Com o intuito de estimular o mercado empreendedor feminino, a atividade foi realizada pelo Programa de Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com o Centro Social Éder e Fé.

As aulas foram divididas em três módulos que abordaram os seguintes temas: “Economia Solidária”, “Competências Pessoais” e “Habilidades Sociais e o Mundo do Trabalho”. A aposentada Hilda Maria Tavares, de 64 anos, aproveitou os aprendizados e dicas que adquiriu durante o curso para aplicar em seu empreendimento.

“Este workshop foi o estímulo que eu precisava para abrir o meu próprio negócio. Durante as aulas resolvi montar uma barraca de pães junto com a minha filha, que está desempregada, em frente à minha casa. O curso foi fundamental porque me ensinou a cuidar dos gastos, somatórios e lucros do meu empreendimento, e é ele que tem nos ajudado a complementar a nossa renda em casa”, afirmou Hilda.

O Acessuas busca a autonomia das famílias integradas às políticas de assistência social e faz parte de um conjunto de ações de articulação e mobilização de políticas públicas para acesso à oportunidade ao trabalho e emprego. As aulas foram ministradas pela pedagoga do programa, Janete Nazareth, que acredita que a iniciativa possa proporcionar uma nova visão de trabalho e renda para essas mulheres.

“A importância da realização do programa para as usuárias do Centro Dia e do Centro de Referência é possibilitar novas estratégias de atuação para essas empreendedoras ou para as que estão desejando criar novos negócios que visam gerar renda. Nosso objetivo é proporcionar um ambiente de troca que estimule um processo de aprendizagem significativo e diferenciado. Agora capacitadas, acredito que essas mulheres vão seguir em frente no desejo de empreender”, explicou Janete.

São Gonçalo, 09/10/2019

Fonte: SMDS