São Gonçalo, 21

de Maio de 2022

Acessibilidade

Acesso Rápido



Início do Site Notícias

Notícias

Alunos da Escola Municipal Nice Mendonça são convidados para participar de festival


 Clique na imagem para ver a foto ampliada.
O termo de cooperação educativa e linguística, assinado pelo cônsul geral da França no Rio de Janeiro, Jean-Paul Guilhaumé, e pelo prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci, em maio, para criação de uma escola bilíngue, continua rendendo frutos. Na próxima terça-feira (22), os alunos da Escola Municipal Nice Mendonça vão participar do programa "Meu Festivalzinho 2019", na BiblioMaison, Biblioteca do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro.

O programa foi criado e lançado em 2015 pelo escritório do Livro da Embaixada da França no Brasil/Instituto Francês do Brasil e pelo serviço de cooperação linguística francesa. Ele homenageia a literatura infantil e tem por missão fazer descobrir a riqueza da criatividade brasileira e francesa dentre os alunos.

Ao ser convidada para participar do evento, a Nice Mendonça desenvolveu um projeto onde foi abordado o direito das crianças, aproveitando outubro, que é o mês delas. Diversas atividades foram realizadas destacando a importância dos valores humanos, com foco na dedicação aos estudos, ressaltando que existem países que as crianças são proibidas de estudar, principalmente do sexo feminino.

No âmbito da cooperação educativa e linguística entre a Embaixada da França e o município de São Gonçalo, os professores da Escola Municipal Nice Mendonça de Souza e Silva vêm participando de uma série de formações voltadas para o ensino-aprendizagem da língua francesa a fim de desenvolver o ensino bilíngue (português-francês) na unidade de ensino. Conforme o convênio assinado com a Prefeitura em maio deste ano, tem sido feito um acompanhamento no que concerne à concepção pedagógica e à formação continuada dos professores, assim como tem sido garantida a participação dos alunos em projetos culturais e educativos promovidos pelo setor cultural da Embaixada.

Durante um curso sobre o ensino bilíngue promovido pela Embaixada, em junho deste ano, no renomado colégio Lycée François Mitterrand, em Brasília, o professor Alan Robert e a coordenadora do francês, Dayana Rafael, tiveram a oportunidade de discutir e aprender com os profissionais da instituição sobre técnicas e metodologias de ensino que promovem o desenvolvimento global do educando, o pensamento crítico, a autonomia, a comunicação e a criatividade. Em julho, foi concedida uma bolsa de mestrado em didática do ensino de francês como segunda língua em Vichy, na França, para a coordenadora do idioma. Segundo Dayana Rafael, durante o curso, ela e os demais professores, provenientes de diferentes países, estudaram sobre a evolução dos métodos de ensino de línguas, a importância da interação em uma aula de língua estrangeira, sobre os aspectos fonéticos do francês e sobre a importância do aspecto intercultural no processo de ensino-aprendizagem de uma língua.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o CIUG, os demais professores e funcionários da Escola Municipal Nice Mendonça estão tendo aulas de francês desde o início do mês de agosto. Após o término do curso, eles receberão um certificado de conclusão de curso. De acordo com Dayana, o objetivo é promover a participação de todos os profissionais na efetivação do ensino bilíngue na escola. Sabendo o idioma, os professores titulares das turmas poderão auxiliar os professores de francês na construção de projetos pedagógicos que privilegiem o idioma.

"A escola ainda conta com o apoio da Embaixada em eventos culturais, os alunos foram convidados a participar de uma oficina de ilustração com Aurélia Fronty, ilustradora do livro da Malala Yousafzai, Prêmio Nobel da Paz. A escritora sofreu um atentado em seu país por denunciar na internet a proibição de educação para mulheres imposta nas áreas controladas pelo grupo. Malala queria apenas estudar e defendia o direito de outras meninas fazerem o mesmo. Ao longo do mês de outubro, tem sido trabalhado junto aos alunos a noção de valores assim como os direitos e deveres da criança e do adolescente", declarou Dayane Rafael, coordenadora do projeto bilíngue.

São Gonçalo, 15/10/2019

Fonte: Semed

Autor: Roberto Carneiro

Número de acesso(s) : 994

Seta Mais Notícias
Clique para Imprimir Imprimir Enviar a um amigo Enviar Notícia Voltar Topo

Notícias Relacionadas

Prefeitura garante entrega de kit merenda para 47 mil estudantes;

Prefeitura oferece nova data para quem não conseguiu receber o kit merenda escolar;

Entrega de kit merenda escolar continua no Estephania de Carvalho;

São Gonçalo entrega kit merenda para alunos de 150 unidades de ensino;

Prefeitura realiza mais um dia de entrega do kit merenda ;

Estudantes de São Gonçalo recebem kit merenda escolar;

Portal da Transparência Inscrição Seminário Nacional do Ines Contatos - Iluminação Pública
Nota Fiscal Eletrônica Ouvidoria Geral - (21)2199-6330 Defesa Civil - 199 Plano Minicipal de Saneamento Básico
Samu

Cidade

Cidadão

Servidor

Governo

Empresa

brasao
Base rodap�
Copyright® 2017 Portal do Município de São Gonçalo
© 2017 Prefeitura de São Gonçalo - Todos os direitos reservados.
| Conteúdo protegido pela Lei 9.610 de 19.02.1998. |
Rua Feliciano Sodré, 100 – Centro – SG. Cep: 24.440-440 Tel: 2199-6300
Horário de atendimento das 9h às 16h30min