de Maio de 2022

Alunos da Escola Municipal Nice Mendonça são convidados para participar de festival

O termo de cooperação educativa e linguística, assinado pelo cônsul geral da França no Rio de Janeiro, Jean-Paul Guilhaumé, e pelo prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci, em maio, para criação de uma escola bilíngue, continua rendendo frutos. Na próxima terça-feira (22), os alunos da Escola Municipal Nice Mendonça vão participar do programa "Meu Festivalzinho 2019", na BiblioMaison, Biblioteca do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro.

O programa foi criado e lançado em 2015 pelo escritório do Livro da Embaixada da França no Brasil/Instituto Francês do Brasil e pelo serviço de cooperação linguística francesa. Ele homenageia a literatura infantil e tem por missão fazer descobrir a riqueza da criatividade brasileira e francesa dentre os alunos.

Ao ser convidada para participar do evento, a Nice Mendonça desenvolveu um projeto onde foi abordado o direito das crianças, aproveitando outubro, que é o mês delas. Diversas atividades foram realizadas destacando a importância dos valores humanos, com foco na dedicação aos estudos, ressaltando que existem países que as crianças são proibidas de estudar, principalmente do sexo feminino.

No âmbito da cooperação educativa e linguística entre a Embaixada da França e o município de São Gonçalo, os professores da Escola Municipal Nice Mendonça de Souza e Silva vêm participando de uma série de formações voltadas para o ensino-aprendizagem da língua francesa a fim de desenvolver o ensino bilíngue (português-francês) na unidade de ensino. Conforme o convênio assinado com a Prefeitura em maio deste ano, tem sido feito um acompanhamento no que concerne à concepção pedagógica e à formação continuada dos professores, assim como tem sido garantida a participação dos alunos em projetos culturais e educativos promovidos pelo setor cultural da Embaixada.

Durante um curso sobre o ensino bilíngue promovido pela Embaixada, em junho deste ano, no renomado colégio Lycée François Mitterrand, em Brasília, o professor Alan Robert e a coordenadora do francês, Dayana Rafael, tiveram a oportunidade de discutir e aprender com os profissionais da instituição sobre técnicas e metodologias de ensino que promovem o desenvolvimento global do educando, o pensamento crítico, a autonomia, a comunicação e a criatividade. Em julho, foi concedida uma bolsa de mestrado em didática do ensino de francês como segunda língua em Vichy, na França, para a coordenadora do idioma. Segundo Dayana Rafael, durante o curso, ela e os demais professores, provenientes de diferentes países, estudaram sobre a evolução dos métodos de ensino de línguas, a importância da interação em uma aula de língua estrangeira, sobre os aspectos fonéticos do francês e sobre a importância do aspecto intercultural no processo de ensino-aprendizagem de uma língua.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o CIUG, os demais professores e funcionários da Escola Municipal Nice Mendonça estão tendo aulas de francês desde o início do mês de agosto. Após o término do curso, eles receberão um certificado de conclusão de curso. De acordo com Dayana, o objetivo é promover a participação de todos os profissionais na efetivação do ensino bilíngue na escola. Sabendo o idioma, os professores titulares das turmas poderão auxiliar os professores de francês na construção de projetos pedagógicos que privilegiem o idioma.

"A escola ainda conta com o apoio da Embaixada em eventos culturais, os alunos foram convidados a participar de uma oficina de ilustração com Aurélia Fronty, ilustradora do livro da Malala Yousafzai, Prêmio Nobel da Paz. A escritora sofreu um atentado em seu país por denunciar na internet a proibição de educação para mulheres imposta nas áreas controladas pelo grupo. Malala queria apenas estudar e defendia o direito de outras meninas fazerem o mesmo. Ao longo do mês de outubro, tem sido trabalhado junto aos alunos a noção de valores assim como os direitos e deveres da criança e do adolescente", declarou Dayane Rafael, coordenadora do projeto bilíngue.

São Gonçalo, 15/10/2019

Fonte: Semed