de Maio de 2022

Moradoras do Residencial Venda da Cruz recebem palestra de conscientização do câncer de mama

Na última terça-feira (15), a Secretaria Municipal de Planejamento e Projetos Especiais, com apoio da Coordenação do Espaço Rosa, realizou uma palestra sobre a importância da prevenção do câncer de mama. A atividade, voltada para os moradores do Residencial Venda da Cruz e suas proximidades, faz parte das comemorações do mês do Outubro Rosa em conscientizar mulheres e homens sobre os males dessa doença.

A programação contou com a coordenadora do Espaço Rosa, Patrícia Silva, como a palestrante, onde explicou como perceber os sinais que podem indicar um câncer de mama. “A ideia foi apresentar à população do empreendimento quais os sinais da doença, quando procurar um médico e a importância do autoexame. Se conseguirmos o diagnóstico precoce, quando a lesão é diagnosticada no início e está pequena, as chances de cura são bem maiores. Então, todas as mulheres devem se conscientizar desse mal que acomete pessoas de todo o mundo e que muitas vezes o câncer de mama surge sem nem ter histórico familiar. Apresentei nosso trabalho no Espaço Rosa, com os serviços oferecidos e indiquei todas as mulheres a fazerem os exames de rotina, bem como a ultrassonografia, mamografia e biópsia. Somos mulheres fortes guerreiras e determinadas, então, nada melhor que fazer um dia de conscientização", contou.

A moradora do setor 4, Fabiana Vieira, de 41 anos, participou da palestra após divulgação no condomínio. A comerciante sempre pesquisou muito sobre o tema e acha importante sempre se atualizar sobre os sinais, pois uma vez já teve suspeita de câncer após a descoberta de um nódulo benigno.

"Há uns anos eu senti um caroço estranho no peito que o deixava um pouco dolorido. Fui no Espaço Rosa e os médicos detectaram que era um nódulo, fiz um tratamento e com o tempo ele sumiu. Acho muito importante promover palestras sobre esse tema, porque o que falta na sociedade é a informação. Saber os sinais e os sintomas é necessário para todas nós mulheres", declara.

Durante a ação, também, houve uma equipe de saúde realizando a aferição de pressão, pedido dos exames de preventivo e mamografia para as participantes, bem como, a participação do cabeleireiro parceiro do Espaço Rosa, Serginho tesoura de ouro, realizando o corte gratuito para confecção de perucas para as pacientes da unidade.

São Gonçalo, 16/10/2019

Autor: Raquel Muniz