São Gonçalo, 21

de Maio de 2022

Acessibilidade

Acesso Rápido



Início do Site Notícias

Notícias

Defesa Civil forma nova turma de agentes voluntários no município


 Clique na imagem para ver todas as fotos.
Mais uma vez a Coordenadoria de Defesa Civil de São Gonçalo formou voluntários para atuarem em situações de desastres e emergências na cidade. Na última terça-feira (15), cerca de 20 pessoas participaram da cerimônia de entrega de certificados do curso de voluntariado concluído no último mês. A solenidade ocorreu no auditório da sede da Defesa Civil, no São Gonçalo Shopping, e contou com os alunos, convidados e todos os agentes que contribuíram para a formação.

O subsecretário de Defesa Civil, Antônio Haag, afirma que voluntários da Defesa Civil são um grande exemplo para a sociedade. Isto porque, são pessoas que dedicam seu tempo para ajudar o próximo nas situações mais extremas.

“Nosso objetivo é aumentar o número de voluntários na cidade, pois a Defesa Civil faz um trabalho muito importante e sério, principalmente, com a população atingida em catástrofes. Os alunos têm aulas teóricas e práticas sobre como proceder em situações de risco. Normalmente as pessoas não sabem como agir nesses casos, é aí que eles entram para fazer a diferença em suas comunidades. Agradeço a todos que tiveram a força de vontade de participar e podem ter certeza que qualquer informação que adquiriram vai ser útil”, explica.

O curso, que teve duração de um mês, o equivalente a 58 horas, foi gratuito e elaborado para atender as principais demandas da Defesa Civil, onde abordaram diversos assuntos que norteiam a área de atuação do órgão na cidade. Dentre eles estão: noções básicas de Defesa Civil e voluntariado, comunicação de emergência, abrigos temporários, produtos perigosos, combate a princípios de incêndio e atendimento pré-hospitalar. Além das aulas teóricas, os candidatos a voluntários da Defesa Civil também participam de aulas práticas.

Uma das participantes e a primeira a receber o certificado, Rita de Cássia, de 57 anos, afirma que se sentiu muito emocionada por mais essa conquista em sua vida. A psicóloga e moradora de Vila Yara diz que soube do curso após uma amiga comentar com ela sobre uma divulgação na internet, quando correu para se inscrever. “A minha formação já me leva a ajudar as pessoas, então participar desse curso só vai contribuir para minha vida e para auxílio das centenas de pessoas que se encontrarem em situação de risco. Em todos os lugares há muitos bairros precários que precisam de um olhar mais aberto, mais carinho, pois a calamidade é coisa séria e com o que eu aprendi e puder ajudar, eu vou fazer. O curso é excelente, porque os agentes nos colocam frente a situação para ajudar a população carente. Espero que com essa qualificação eu possa dar assistência e orientação a quem precisar no município”, explica.

Na cerimônia, alguns dos voluntários leram textos prestando homenagens ao professor e aos demais agentes, além de dois voluntários serem sorteados para receberem do professor responsável um presente de colaboração com a equipe da Defesa Civil, representando a turma.

São Gonçalo, 16/10/2019

Fonte: Ascom

Autor: Raquel Muniz

Foto: Jonas Guimarães

Número de acesso(s) : 1508

Seta Mais Notícias
Clique para Imprimir Imprimir Enviar a um amigo Enviar Notícia Voltar Topo

Notícias Relacionadas

Defesa Civil de São Gonçalo recebe chamados por telefone e e-mail;

Defesa Civil de São Gonçalo realiza aula inaugural da turma de voluntários;

Defesa Civil intensifica ações em SG;

Defesa Civil de São Gonçalo amplia envio de alertas para população;

Defesa Civil realiza "Simulado de Desocupação" em São Gonçalo;

Defesa Civil de São Gonçalo e Niterói realizam ação conjunta com o Governo do Estado;

Portal da Transparência Inscrição Seminário Nacional do Ines Contatos - Iluminação Pública
Nota Fiscal Eletrônica Ouvidoria Geral - (21)2199-6330 Defesa Civil - 199 Plano Minicipal de Saneamento Básico
Samu

Cidade

Cidadão

Servidor

Governo

Empresa

brasao
Base rodap�
Copyright® 2017 Portal do Município de São Gonçalo
© 2017 Prefeitura de São Gonçalo - Todos os direitos reservados.
| Conteúdo protegido pela Lei 9.610 de 19.02.1998. |
Rua Feliciano Sodré, 100 – Centro – SG. Cep: 24.440-440 Tel: 2199-6300
Horário de atendimento das 9h às 16h30min