São Gonçalo, 21

de Maio de 2022

Acessibilidade

Acesso Rápido



Início do Site Notícias

Notícias

Umei Pastora Margareth Araújo recebe palestra do projeto "Lixo em Ação"


 Clique na imagem para ver todas as fotos.
A Umei Pastora Margareth Ribeiro Araújo, no bairro Jardim Alcântara, recebeu nesta quarta-feira (16), através de uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com a Subsecretaria de Limpeza Urbana, a palestra "Lixo com Ação". O projeto visa conscientizar sobre a importância de realizar o descarte correto do lixo doméstico.

O objetivo principal deste trabalho é promover a mudança comportamental dos alunos, professores e comunidade escolar, com a formação de novos hábitos relacionados ao descarte correto do lixo, bem como a reutilização de materiais recicláveis.

O Projeto "Lixo em Ação" se faz necessário para colocar em prática, no dia a dia dos moradores de São Gonçalo, a mudança do hábito tão danoso ao meio ambiente em relação à má utilização dos recursos naturais e ao descarte incorreto do lixo. A realização de palestras é de grande necessidade e interesse pedagógico, pois a partir da conscientização dos alunos para os problemas que envolvem o lixo produzido não só na escola, mas também em suas casas e no bairro, eles possam ser multiplicadores dessa informação. A diminuição do lixo não depende só dos governantes, depende de todos da sociedade por uma melhor qualidade de vida.

O projeto conta com apoio da empresa de coleta de lixo Marquise, explicando os meios corretos de descarte de lixo, e da Haztec, apresentando material sobre a destinação final do lixo e o funcionamento do aterro sanitário do município, um dos mais modernos do país, algo que, por exemplo, não é encontrado nos municípios vizinhos.

Para que isto aconteça, o projeto irá percorrer as escolas municipais, promovendo palestras, com textos informativos e educativos para que posam ser multiplicados na comunidade.

"As palestras de formação são sempre úteis para entendimento e atualização das equipes pedagógicas e o tema "Lixo em Ação" é fundamental para todos da comunidade escolar e o seu entorno, para saber a maneira correta de descartar o lixo, que sendo mal realizada, acarreta vários problemas prejudiciais a nossa saúde", finalizou Nina Paraquett, orientadora pedagógica da escola.

"Acreditamos principalmente nas crianças. Em São Gonçalo, como em todo o país, existe a cultura de não saber com lidar com o lixo produzido e sentimos a necessidade de fazer algo para que a mudança aconteça, então desenvolvemos o projeto "Lixo em Ação", voltado para as escolas pois o futuro são as crianças e com elas temos a possibilidade de criar uma nova cultura de cuidar do lixo de forma correta e assim conseguir melhorar o meio ambiente, começando pelo nosso dia a dia, para viver em lugar mais limpo, livre de vetores prejudiciais à saúde. Ao fazer uma apresentação para professores, imaginamos que eles com seus alunos se tornem multiplicadores das informações obtidas, pois é o que precisamos", declarou Paulo Vallado, subsecretário de Limpeza Urbana de São Gonçalo

Próximas escolas que receberão a palestra:

18/10 - E.M. Pastor Ricardo Parisi - 15:00h
23/10 - E.M. Zulmira Mathias Netto Ribeiro - 9h30
25/10 - C.M. Amaral Peixoto - 9h30
30/10 - E.M. Paulo Reglus Neves Freire - 9h30
14/11 - E.E.M. Barão de São Gonçalo - 15:00h

São Gonçalo, 16/10/2019

Fonte: Semed

Autor: Roberto Carneiro

Foto: Lucas Alvarenga

Número de acesso(s) : 1145

Seta Mais Notícias
Clique para Imprimir Imprimir Enviar a um amigo Enviar Notícia Voltar Topo

Notícias Relacionadas

Prefeitura garante entrega de kit merenda para 47 mil estudantes;

Prefeitura oferece nova data para quem não conseguiu receber o kit merenda escolar;

Entrega de kit merenda escolar continua no Estephania de Carvalho;

São Gonçalo entrega kit merenda para alunos de 150 unidades de ensino;

Prefeitura realiza mais um dia de entrega do kit merenda ;

Estudantes de São Gonçalo recebem kit merenda escolar;

Portal da Transparência Inscrição Seminário Nacional do Ines Contatos - Iluminação Pública
Nota Fiscal Eletrônica Ouvidoria Geral - (21)2199-6330 Defesa Civil - 199 Plano Minicipal de Saneamento Básico
Samu

Cidade

Cidadão

Servidor

Governo

Empresa

brasao
Base rodap�
Copyright® 2017 Portal do Município de São Gonçalo
© 2017 Prefeitura de São Gonçalo - Todos os direitos reservados.
| Conteúdo protegido pela Lei 9.610 de 19.02.1998. |
Rua Feliciano Sodré, 100 – Centro – SG. Cep: 24.440-440 Tel: 2199-6300
Horário de atendimento das 9h às 16h30min