de Maio de 2022

Centro de Referência em Autismo leva estudantes à Ilha das Flores

O dia começou com muita animação para um grupo de estudantes do Centro Municipal de Referência em Autismo Professora Maria José da Silva Rodrigues, localizado no Gradim. Tudo por conta do passeio marcado para esta quarta-feira (16) na Ilha das Flores, onde puderam conhecer o local, participar de brincadeiras e desfrutar de um piquenique pertinho da praia.

Quando o ônibus da Secretaria Municipal de Educação chegou ao Centro, a diretora Verônica de Sá Machado Amorim reuniu pais e crianças e explicou como seria a dinâmica do passeio. “Temos que explicar todas as ações com antecedência para trabalhar a ansiedade deles. Afinal, eles estão saindo de sua rotina diária e isso é um grande desafio”, afirmou Verônica.

A entrada no ônibus aconteceu com bastante calma, um a um com seus respectivos pais. O mesmo procedimento ocorreu na chegada à ilha, onde foram recebidos pelo Sargento Pereira, que emocionado lembrou a história do profeta Elias, que havia se prostrado numa caverna, mas ouviu o chamado de Deus para o mundo. “Vocês são pais, que não se prostraram. Estou muito feliz com a visita de vocês”, afirmou o sargento.

O tempo todo o passeio foi acompanhado pela guia Elissa de Souza. As crianças ficaram encantadas com a âncora e fizeram questão de tirar fotos junto ao canhão “gigante e real”, como elas mesmas denominaram. Os pais e responsáveis também ficaram felizes com o passeio, como afirmou Gisele Paranhos, mãe de Guilherme, de 10 anos. “É um passeio incrível. O Guilherme é hipersensível, mas está aproveitando cada momento. O Centro de Referência é um olhar diferenciado, uma conquista para todos nós”, elogiou Gisele.

Mãe do Rafael Dionísio, de 15 anos, Rosana Cristina Coutinho também elogiou a ação. “A socialização é muito importante e flui melhor com crianças iguais a ele. O Rafael anda na ponta dos pés e aqui, na grama ele consegue apoiar os pezinhos. Ele está aproveitando bastante”, contou Rosana.

Para Vanessa Lima, mãe de Leonardi, de 10 anos, o passeio foi uma experiência muito positiva. “O Leonardi adora verde, árvores e está aproveitando bastante, interagindo nas brincadeiras”, afirmou Vanessa.

Depois de conhecer as dependências da Ilha, as crianças participaram de um circuito funcional, brincaram de roda, jogaram bola e compartilharam um pequeno lanche. O psicólogo José Renato Velasco também acompanhou as crianças e falou da importância da atividade. “Sem dúvida, esse é um trabalho muito bom porque a gente acredita também na importância da participação da família junto a essas crianças. Esse trabalho traz para um espaço externo a questão da interação, da convivência familiar, da generalização dos comportamentos trabalhados em terapia, é sem dúvida um grande diferencial“, ressaltou José Renato.

Depois do lanche foi a vez da música. O musicoterapeuta Jhonny Mesquita distribuiu alguns instrumentos e improvisou uma bandinha com as crianças. “As crianças adoram música e esta ação hoje foi marcada pela interação e pela socialização. Foi uma experiência muito proveitosa e prazerosa”, garantiu Jhonny.

São Gonçalo, 16/10/2019

Fonte: Semed