de Maio de 2022

Escola Joaquim Lavoura recebe o projeto "Brinquedos e Brincadeiras"

A Escola Municipal Joaquim Lavoura, localizada no Barro Vermelho, realizou nesta quinta-feira (17) o projeto escolar "Brinquedos e Brincadeiras", para os alunos da educação infantil. O objetivo principal é transmitir dentro do ambiente escolar conhecimentos produzidos pelo homem, sejam eles científicos ou artísticos, oferecendo às crianças momentos de convivência saudável, amiga, criativa e construtiva, pois através da brincadeira a criança dá sentido ao seu mundo e toma posse de conhecimentos que irão ajudá-la a agir sobre o meio no qual ela se encontra.

As atividades foram desenvolvidas com o corpo discente da unidade escolar, envolvendo no projeto todos os professores, para que o desenvolvimento dos objetivos propostos no projeto sejam alcançados. Com isso, a ideia é aumentar o interesse da criança pelo ato de brincar, promovendo a defesa deste direito, oferecendo momentos agradáveis aos alunos, desenvolvendo o raciocínio lógico, a sensibilidade, a expressão corporal, a capacidade de concentração, a memória e a inteligência.

Durante o evento diversas etapas foram realizadas, rodas de conversas abordando brincadeiras e brinquedos prediletos, promoção do hábito de brincar, estímulo ao trabalho em grupo e valorização da leitura como fonte de entretenimento. Foi um dia voltado para exploração de brincadeiras e brinquedos, e uma exposição para os familiares dos desenhos e pinturas confeccionadas pelos alunos.

Entre as brincadeiras desenvolvidas podemos destacar bandeirinha ou pique bandeira; brincadeira de roda, cabra cega; chicotinho queimado; cinco Marias ou pinto-galo; contação de histórias, com a escritora Sandra Lima; morto vivo; pera, uva, maçã, salada de frutas; pique alto; pique esconde; polícia e ladrão; entre outras brincadeiras. Já em relação aos brinquedos, foi lembrado o balanço de pneu; biloquê; bola de gude; carrinho de lata de leite; carrinho de rolimã; pular corda; gangorra de tábua; perna de pau; peteca e pião.

A criança brinca por necessidade e ao brincar aprimora seus sentidos e seus movimentos, vai conhecendo como são e para que servem os objetos e brinquedos, desenvolvendo sua linguagem e seu pensamento, aprende e compreende as atividades, os costumes dos adultos e as relações entre as pessoas.

As cantigas infantis foram aprovadas pelas crianças, que cantaram com alegria desde o "cai cai balão", passando por "carneirinho, carneirão", até o "marcha soldado".

"A ideia do projeto é resgatar as brincadeiras dos nossos tempos, e fazer com que as crianças deixem um pouco a era tecnológica de lado, para que possam ter o prazer de ouvir e vivenciar as histórias contadas, conhecer brincadeiras que estão no passado. É trabalhar para resgatar esse tempo da infância dos nossos pais, mostrando que brincar é muito mais que jogar através do celular e pode ser muito mais saudável, pois muitas brincadeiras exercitam o corpo e muitas vezes a mente também", declarou Alzira Pinto, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Joaquim Lavoura.

São Gonçalo, 17/10/2019

Fonte: Semed