Outubro Rosa: Centro de Imagem promove palestra de conscientização para os pacientes

Como parte das ações em prol do mês de combate ao câncer de mama, na manhã desta sexta-feira (18), pacientes do Centro de Diagnóstico por Imagem participaram de uma palestra explicativa sobre essa doença que vem acometendo cada vez mais pessoas ao redor do mundo. A inciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e a equipe da unidade, teve como objetivo alertar a população a respeito da prevenção e incentivar a prática do autoexame na mama.

“Durante este mês estamos realizando diversas atividades em todo município voltadas ao Outubro Rosa. Sabemos da importância do tratamento inicial e do percentual de cura quando é feito o diagnóstico precocemente, então, promovemos palestras e atividades para conscientizar ainda mais a população”, declara o prefeito José Luiz Nanci.

Com o tema: “O Diagnóstico precoce pode salvar uma vida! Juntos pela mesma causa, prevenir é uma das melhores formas de amar, cuide-se!”, a programação do evento contou com o enfermeiro da unidade, Fabio Carvalho, para discutir diversos assuntos em relação ao tema, dentre eles: os sinais que identificam um possível câncer, como se prevenir, como realizar um autoexame e quais os fatores da história reprodutiva e hormonal que podem contribuir para a predisposição de um câncer de mama.

Ao final, os pacientes ainda participaram de uma atividade com perguntas e respostas do que foi transmitido na palestra e quem acertasse ganhava uma camisa do Outubro Rosa. Três pessoas ganharam o presente e uma delas foi Madalena Alves, de 73 anos. A massoterapeuta e moradora do Mutondo afirma que ficou muito feliz com essa lembrança de uma palestra tão informativa e aprofundada do tema.

“Vim para fazer um exame e me informaram sobre a palestra. Achei muito interessante, porque por mais que existam vários eventos no mês sobre isso, cada um que você participa sai aprendendo uma informação nova. Quanto mais conhecimento melhor a prevenção, além de poder transmitir às outras pessoas a importância dos exames de ultrassonografia, mamografia e até mesmo do autoexame. Na minha família ninguém nunca teve câncer de mama, mas esteve muito atenta aos sinais e na prevenção, assim como na divulgação das informações que recebe a cada dia”, informa Madalena.

O Centro Diagnóstico por Imagem, apenas em 2018, contabilizou mais de 42 mil exames, o equivalente há 57%, diferente do ano de 2017 que foi cerca de 31 mil. Com uma oferta de mais de 50 tipos de procedimentos diferentes utilizando o método por imagem, o Centro de Imagem tem desafogado a fila de espera da Central Municipal de Regulação para a realização dos exames que antes eram feitos pelas clínicas conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). Neste ano, até o momento, o Centro de Imagem já realizou milhares de exames e a expectativa é que atinja a marca de 50 mil exames até o final do ano, dentre eles ultrassonografias, ressonâncias magnéticas, mamografias digitais, ecocardiogramas, endoscopias digestivas, densitometrias ósseas, ecodoppler/vascular, eletroneuromiografias, eletroencefalogramas, mapas e holter.

A diretora da unidade, Simone Souza, diz que é gratificante chegar nesses números e melhorar cada dia mais a oferta de exames para a população. Ainda complementa a importância desse vento em alusão ao Outubro Rosa. “Aqui na unidade temos a missão de promover diagnóstico preciso por meio de alta tecnologia, profissionais qualificados com excelência, ética e atendimento humanizado. Com isso, nos comprometemos com o trabalho para trazer o melhor com qualidade aos munícipes. Esse evento está sendo importante para apresentar sobre os aspectos principais do câncer de mama. Informar como realizar um diagnóstico precoce e quais fatores podem influenciar. Além de servir para apresentar o novo equipamento de mamografia de última geração que adquirimos em julho deste ano, pois aumentar o atendimento para a realização dos exames é aumentar a qualidade de vida”, explica.

Vale ressaltar que, em julho deste ano, o Centro de Imagem ganhou um novo equipamento de mamografia de última geração. O investimento está trazendo benefícios à população, pois disponibiliza a oportunidade de realizar 1900 mamografias ao mês, com um laudo garantido de 10 dias e, consequentemente, agilizar a realização dos exames.

São Gonçalo, 18/10/2019

Autor: Raquel Muniz