São Gonçalo, 24

de Janeiro de 2022

Acessibilidade

Acesso Rápido



Início do Site Notícias

Notícias

Outubro Rosa: Centro de Imagem promove palestra de conscientização para os pacientes


 Clique na imagem para ver todas as fotos.
Como parte das ações em prol do mês de combate ao câncer de mama, na manhã desta sexta-feira (18), pacientes do Centro de Diagnóstico por Imagem participaram de uma palestra explicativa sobre essa doença que vem acometendo cada vez mais pessoas ao redor do mundo. A inciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e a equipe da unidade, teve como objetivo alertar a população a respeito da prevenção e incentivar a prática do autoexame na mama.

“Durante este mês estamos realizando diversas atividades em todo município voltadas ao Outubro Rosa. Sabemos da importância do tratamento inicial e do percentual de cura quando é feito o diagnóstico precocemente, então, promovemos palestras e atividades para conscientizar ainda mais a população”, declara o prefeito José Luiz Nanci.

Com o tema: “O Diagnóstico precoce pode salvar uma vida! Juntos pela mesma causa, prevenir é uma das melhores formas de amar, cuide-se!”, a programação do evento contou com o enfermeiro da unidade, Fabio Carvalho, para discutir diversos assuntos em relação ao tema, dentre eles: os sinais que identificam um possível câncer, como se prevenir, como realizar um autoexame e quais os fatores da história reprodutiva e hormonal que podem contribuir para a predisposição de um câncer de mama.

Ao final, os pacientes ainda participaram de uma atividade com perguntas e respostas do que foi transmitido na palestra e quem acertasse ganhava uma camisa do Outubro Rosa. Três pessoas ganharam o presente e uma delas foi Madalena Alves, de 73 anos. A massoterapeuta e moradora do Mutondo afirma que ficou muito feliz com essa lembrança de uma palestra tão informativa e aprofundada do tema.

“Vim para fazer um exame e me informaram sobre a palestra. Achei muito interessante, porque por mais que existam vários eventos no mês sobre isso, cada um que você participa sai aprendendo uma informação nova. Quanto mais conhecimento melhor a prevenção, além de poder transmitir às outras pessoas a importância dos exames de ultrassonografia, mamografia e até mesmo do autoexame. Na minha família ninguém nunca teve câncer de mama, mas esteve muito atenta aos sinais e na prevenção, assim como na divulgação das informações que recebe a cada dia”, informa Madalena.

O Centro Diagnóstico por Imagem, apenas em 2018, contabilizou mais de 42 mil exames, o equivalente há 57%, diferente do ano de 2017 que foi cerca de 31 mil. Com uma oferta de mais de 50 tipos de procedimentos diferentes utilizando o método por imagem, o Centro de Imagem tem desafogado a fila de espera da Central Municipal de Regulação para a realização dos exames que antes eram feitos pelas clínicas conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). Neste ano, até o momento, o Centro de Imagem já realizou milhares de exames e a expectativa é que atinja a marca de 50 mil exames até o final do ano, dentre eles ultrassonografias, ressonâncias magnéticas, mamografias digitais, ecocardiogramas, endoscopias digestivas, densitometrias ósseas, ecodoppler/vascular, eletroneuromiografias, eletroencefalogramas, mapas e holter.

A diretora da unidade, Simone Souza, diz que é gratificante chegar nesses números e melhorar cada dia mais a oferta de exames para a população. Ainda complementa a importância desse vento em alusão ao Outubro Rosa. “Aqui na unidade temos a missão de promover diagnóstico preciso por meio de alta tecnologia, profissionais qualificados com excelência, ética e atendimento humanizado. Com isso, nos comprometemos com o trabalho para trazer o melhor com qualidade aos munícipes. Esse evento está sendo importante para apresentar sobre os aspectos principais do câncer de mama. Informar como realizar um diagnóstico precoce e quais fatores podem influenciar. Além de servir para apresentar o novo equipamento de mamografia de última geração que adquirimos em julho deste ano, pois aumentar o atendimento para a realização dos exames é aumentar a qualidade de vida”, explica.

Vale ressaltar que, em julho deste ano, o Centro de Imagem ganhou um novo equipamento de mamografia de última geração. O investimento está trazendo benefícios à população, pois disponibiliza a oportunidade de realizar 1900 mamografias ao mês, com um laudo garantido de 10 dias e, consequentemente, agilizar a realização dos exames.

São Gonçalo, 18/10/2019

Fonte: Ascom

Autor: Raquel Muniz

Foto: Jonas Guimarães

Número de acesso(s) : 1167

Seta Mais Notícias
Clique para Imprimir Imprimir Enviar a um amigo Enviar Notícia Voltar Topo

Notícias Relacionadas

Boletim Coronavírus - 13/06/2020;

Boletim Coronavírus - 12/06/2020;

Boletim Coronavírus - 11/06/2020;

São Gonçalo autoriza reabertura de atividades comerciais respeitando protocolos ;

Boletim Coronavírus - 10/06/2020;

Hospital Franciscano também fará testagem para Covid-19;

Portal da Transparência Inscrição Seminário Nacional do Ines Contatos - Iluminação Pública
Nota Fiscal Eletrônica Ouvidoria Geral - (21)2199-6330 Defesa Civil - 199 Plano Minicipal de Saneamento Básico
Samu

Cidade

Cidadão

Servidor

Governo

Empresa

brasao
Base rodap�
Copyright® 2017 Portal do Município de São Gonçalo
© 2017 Prefeitura de São Gonçalo - Todos os direitos reservados.
| Conteúdo protegido pela Lei 9.610 de 19.02.1998. |
Rua Feliciano Sodré, 100 – Centro – SG. Cep: 24.440-440 Tel: 2199-6300
Horário de atendimento das 9h às 16h30min