de Maio de 2022

Beneficiários do Programa Bolsa Família receberão Abono Natalino

Os beneficiários do Programa Bolsa Família receberão no mês de dezembro o Abono Natalino, um pagamento adicional permitindo que as famílias beneficiárias recebam, no total, o dobro do benefício do mês. O Governo Federal assinou a Medida Provisória que foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (16).

O Abono Natalino terá o mesmo valor da parcela de dezembro de 2019 que a família beneficiária tem direito naquele mês. Isso significa que, no total, as famílias beneficiárias do programa receberão o valor de dezembro em dobro. A data do pagamento seguirá o Calendário de Pagamentos do Programa Bolsa Família que, em dezembro, pagará os benefícios entre os dias 10 e 23 de dezembro de 2019, conforme o final do Número de Inscrição Social (NIS) do responsável familiar.

O pagamento será feito juntamente com o benefício do programa e poderá ser sacado com o Cartão Bolsa Família, Cartão Cidadão ou guia de pagamento, caso a família não possua cartão. O saque poderá ser realizado nas lotéricas, Caixa Aqui, caixas eletrônicos ou agências da Caixa.

São Gonçalo possui mais de 57 mil famílias cadastradas no Bolsa Família. Esse número equivale a 12,07% da população total do município, segundo dados da Secretaria Nacional de Renda e Cidadania (Senarc). O programa do Governo Federal é voltado para famílias com renda por pessoa entre R$ 89,01 e R$ 178,00 mensais, desde que tenham crianças ou adolescentes de 0 a 17 anos, e tem como objetivo auxiliar na renda de pessoas em alta vulnerabilidade social.

“Medidas constantes de combate a irregularidades vêm sendo feitas no Bolsa Família, com melhorias nos procedimentos anuais de Averiguação Cadastral, Revisão Cadastral e de indícios de inconsistências de dados, para garantir que os benefícios cheguem a quem realmente precisa. Nesse contexto, a criação do Abono Natalino trouxe para as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família a resposta esperada há meses, e muita alegria pelo fato de ser uma bonificação extra no final do ano. A qualidade de vida de muitas famílias passa por alterações a partir do momento em que elas possuem alguma receita extra. A atualização do Cadastro Único é vital para que os benefícios não sofram com bloqueios ou suspensões, a cada dois anos as informações do cadastro precisam ser atualizadas. Procure um CRAS mais próximo a sua residência ou a sede do Programa Bolsa Família do seu município”, ressalta Cristiane Campos, coordenadora do Bolsa Família em São Gonçalo.

A secretária de Desenvolvimento Social, Luciana de Souza Alves, destaca a importância dos beneficiários manterem seus dados atualizados para garantir seus direitos. “Esse abono fará a diferença para muitas famílias beneficiadas pelo programa. Portanto, é importante e fundamental que essas pessoas mantenham seus dados atualizados. Nós, enquanto governo, estamos aqui para esclarecer as dúvidas e garantir que todas as pessoas sejam assistidas com dignidade”, afirma Luciana.

A coordenação do programa Bolsa Família fica localizada no bairro Boaçu, na Rua Sá Carvalho, nº 1341. No local é possível realizar a inscrição e atualização no cadastro único, que é necessária sempre que houver alguma mudança na situação familiar ou quando o Ministério da Cidadania convocar as famílias beneficiárias para o processo de revisão e averiguação cadastral.

São Gonçalo, 18/10/2019

Fonte: SMDS