São Gonçalo Shopping recebe a exposição “Unidas Pela Vida”

Após ficar três semanas no hall da Prefeitura, a exposição do grupo "Unidas Pela Vida" foi levada até o São Gonçalo Shopping, no bairro Boa Vista, onde foi realizada a abertura no último sábado (19). O ensaio fotográfico realizado com mulheres de São Gonçalo que passaram ou estão passando pelo processo de quimioterapia na luta contra o câncer de mama tem como objetivo trazer a conscientização sobre essa doença, que vem atingindo mais mulheres em todo o mundo. A mostra, que está localizada no 2º piso do shopping, é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação do Espaço Rosa, e ficará até o dia 31 de outubro, fechando as comemorações do mês em alusão ao Outubro Rosa.

“A exposição tem o intuito de celebrar a vida e trazer ainda mais força a todas as mulheres que estão passando por esse momento em suas vidas, além de mostrar que não é uma doença que vai tirar a alegria e autoestima delas. Cuidado também é promoção de saúde, então temos trabalhado muito para que todas sejam muito bem acolhidas, como merecem”, afirmou o prefeito José Luiz Nanci.

Ao todo, cerca de 23 pacientes da unidade municipal dedicada à saúde da mulher participaram dessa atividade para mostrar, através da arte, a beleza que a vida não pode parar por causa do câncer. A abertura contou com pacientes da unidade, além de familiares e convidados que foram prestigiar o evento.

A coordenadora do Espaço Rosa e idealizadora do projeto, Patrícia Silva, explica a importância do diagnóstico, como pode influenciar na autoestima das mulheres e qual a ideia dessa exposição que acontece pelo segundo ano consecutivo.

“Atualmente, o grupo Unidas pela Vida conta com mais de 408 pacientes e nele existem pessoas em vários estágios de tratamento, até quem já se curou, que trocam experiências, desafios diários e desabafos. Com essa ação queremos mostrar a beleza e autoestima nessas mulheres que enfrentam uma luta diária, pois passar por um câncer não é algo fácil. Com os exames que oferecemos, conseguimos fechar o diagnóstico e quando é precoce, garante até 95% de chance de cura da doença. Então, todo mês de outubro estamos promovendo atividades completamente voltadas para a conscientização da importância do autoexame. Abraçar essa causa foi um ato de amor ao próximo, pois é importante mostrar que mesmo com essas perdas, elas não perdem a sua essência, a sua sensualidade e feminilidade. Então, por isso as fotos são importantes. Sabemos que nosso trabalho é essencial na vida delas e ainda recebem todo o nosso carinho e apoio. Essa mulheres são guerreiras e unidas pela vida”, informa.

O secretário municipal de Saúde, Jefferson Antunes, também complementa que: “Mostrar, através da arte, uma doença é uma forma de promoção da saúde. As mudanças físicas causadas pelo tratamento de câncer de mama podem ter um grande impacto na forma como você se sente a respeito de si mesma. Então, desde o início da gestão estamos com esse projeto no mês de outubro com uma exposição dessas mulheres batalhadoras, servindo de incentivo a tantas outras”, declara.

No mesmo dia, após a abertura da exposição, pacientes da unidade participaram de um desfile de moda na praça de alimentação, com o objetivo de mostrar à população que o câncer de mama pode ser vencido e que a autoestima é uma grande arma no tratamento.

Serviço:

Exposição “Unidas Pela Vida”

Data: 19/10/19 até 31/10/19

Local: 2º piso (ao lado da Le Postiche) do São Gonçalo Shopping, localizado na Avenida São Gonçalo, nº 100, Boa Vista – SG.

São Gonçalo, 21/10/2019

Autor: Raquel Muniz