São Gonçalo, 21

de Janeiro de 2022

Acessibilidade

Acesso Rápido



Início do Site Notícias

Notícias

Prefeitura de São Gonçalo investe no atendimento odontológico à população


 Clique na imagem para ver a foto ampliada.
Quem nunca ouviu que o cuidado com a saúde começa pela boca? Sendo a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio externo, nossa boca é uma das principais portas de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde. No dia 25 de outubro é comemorado o Dia Nacional da Saúde Bucal, e em São Gonçalo, atuando na prevenção e cuidado, a Secretaria de Saúde conta com mais de 90 equipes de saúde bucal prestando atendimento à população.

O município conta com três consultórios de urgências odontológicas no Pronto Socorro central, UPA do Pacheco, e o recém inaugurado na UPA de Nova Cidade, com atendimento 24 horas. As unidades atuam nos casos de dor de dente, hemorragias, fraturas dentárias, abcessos periodontais e traumatismo.

Além disso, ainda existem os serviços especializados na Clínica Municipal do Barro Vermelho e no Hospital Luiz Palmier. Na Clínica, é realizado atendimento para cirurgia oral, endodontia (tratamento de canal), periodontia (tratamento para gengiva), estomatologia (diagnóstico de doenças na boca), e a equipe ainda conta com profissionais voltados para pessoas com deficiência. Já o Hospital oferta tratamento especializado para gestantes.

"Temos realizado um trabalho que se expande a cada dia mais para a população. Falar de saúde bucal é pensar sobretudo a prevenção, e poder garantir o acesso à informação e aos serviços contribui para o cuidado e tratamento adequados para cada caso. Temos equipes capacitadas e comprometidas com o atendimento a população!", afirmou o secretário de Saúde, Jefferson Antunes.

Através do Programa Saúde Nas Escolas (PSE), o serviço odontológico alcança toda a rede educacional do município, atuando na prevenção e no ensino dos primeiros cuidados com a saúde bucal. Um exemplo de destaque aconteceu na Creche Municipal Maria da Glória, localizada no Centro de São Gonçalo, onde a atuação das equipes zerou o número de casos de incidência de cárie nos alunos.

Recentemente, como forma de melhorar o atendimento, a Prefeitura realizou a aquisição de 19 autoclaves (material de esterilização instrumental), 13 compressores e 10 seladoras. E para ampliar os serviços, a previsão é de que nos próximos dias tenha início no Hospital Luiz Palmier o serviço de odontologia hospitalar, para pacientes internados no Centro de Tratamento Intensivo (CTI), e atendimento bucomaxilofacial, para pacientes que sofreram acidentes da face.

"Nosso principal objetivo é acolher as pessoas e garantir que elas acessem os serviços. A falta de um tratamento dentário, entre tantas coisas, dificulta até mesmo a digestão. Falar que o cuidado com a saúde começa pela boca é uma grande verdade! Sabemos das dificuldades do nosso município, mas temos feito o nosso melhor para a população!", afirmou o dentista e subsecretário de Odontologia, Fernando Fadel.

São Gonçalo, 21/10/2019

Fonte: Ascom

Autor: Thayná Alves

Foto: Jonas Guimarães

Número de acesso(s) : 1524

Seta Mais Notícias
Clique para Imprimir Imprimir Enviar a um amigo Enviar Notícia Voltar Topo

Notícias Relacionadas

Boletim Coronavírus - 13/06/2020;

Boletim Coronavírus - 12/06/2020;

Boletim Coronavírus - 11/06/2020;

São Gonçalo autoriza reabertura de atividades comerciais respeitando protocolos ;

Boletim Coronavírus - 10/06/2020;

Hospital Franciscano também fará testagem para Covid-19;

Portal da Transparência Inscrição Seminário Nacional do Ines Contatos - Iluminação Pública
Nota Fiscal Eletrônica Ouvidoria Geral - (21)2199-6330 Defesa Civil - 199 Plano Minicipal de Saneamento Básico
Samu

Cidade

Cidadão

Servidor

Governo

Empresa

brasao
Base rodap�
Copyright® 2017 Portal do Município de São Gonçalo
© 2017 Prefeitura de São Gonçalo - Todos os direitos reservados.
| Conteúdo protegido pela Lei 9.610 de 19.02.1998. |
Rua Feliciano Sodré, 100 – Centro – SG. Cep: 24.440-440 Tel: 2199-6300
Horário de atendimento das 9h às 16h30min